Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Menu do Município

 

Cabeceiras de Basto


Entre as serranias da Cabreira e do Marão, num extenso vale que ocupa mais de 18km no sentido mais longo e 8km de largo, mesmo à margem do Rio Tâmega, encontra-se Cabeceiras de Basto, um dos mais antigos e históricos concelhos do Minho.

Cabeceiras de Basto é uma terra antiga e, por isso, uma terra sábia, na qual convive o Minho e Trás-os-Montes.

Riquezas de um lado, riquezas do outro, este concelho apresenta um vasto património paisagístico e arquitectónico, cunhado pelas marcas do tempo, pelos saberes e sabores tradicionais, testemunhos de um povo e do seu modus vivendi.

Nesta terra, que ocupa uma área territorial de 241km2, onde se estendem 17 freguesias. Predominantemente verde, os rios são sinuosos e a água cristalina, as tradições são lendárias e fundem-se nos trilhos percorridos e preenchidos pelos cinco sentidos.

Aqui encontra-se a simbiose perfeita entre o homem e a natureza, com a paisagem e as montanhas a mostrarem a sua magnitude e a conviver com a maior riqueza desta terra que é a sua gente, artesãos do linho e da lã, pastores e agricultores.

Aqui funde-se o Tâmega com a paisagem verdejante abrindo caminhos que nos levam ao antigo Mosteiro de S. Miguel de Refojos e à Praça da República onde se encontra a estátua do guerreiro lusitano ‘o Basto’, mas também a casa do Barão. O Pelourinho de Refojos, a Casa da Cadeia agora transformada em Casa da Música, o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, o Centro Hípico, o Parque do Mosteiro, a Pista Internacional de Pesca Desportiva de Cavez, são também locais de interesse entre casas senhoriais, belas igrejas, moinhos e espigueiros, que integram um vasto património edificado e paisagístico, num percurso guarnecido pela gastronomia, rica e ancestral, com sabor a campo, a pedra e a água, a frutas, azeite, pão e vinho verde da região.

Cabeceiras de Basto, é por isso uma terra de encanto natural, onde a tradição convive com a modernidade, que assume hoje um lugar estatégico, já que é servida pela Auto-estrada A7 que atravessa o Norte de Portugal.

Em cada viagem descobrirá algo de novo. O (re)encontro com a história, a beleza da natureza, a boa mesa e a hospitalidade de quem aqui vive, estão garantidos.


Forças de Segurança Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Previsão do tempo para os próximos 5 dias
No distrito de Braga


2024-11-02


Classificação: Céu Limpo
Vento Previsto: Fraco NE
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 10.6º
Temperatura Máxima: 24.4º

2024-11-03


Classificação: Céu Pouco Nublado
Vento Previsto: Fraco E
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 10.4º
Temperatura Máxima: 24.4º

2024-11-04


Classificação: Chuva
Vento Previsto: Moderado SE
Probabilidade de Precipitação: 97.0%
Temperatura Mínima: 14.2º
Temperatura Máxima: 20.0º

2024-11-05


Classificação: Chuva
Vento Previsto: Fraco SE
Probabilidade de Precipitação: 100.0%
Temperatura Mínima: 14.9º
Temperatura Máxima: 20.6º

2024-11-06


Classificação: Céu Pouco Nublado
Vento Previsto: Fraco SE
Probabilidade de Precipitação: 7.0%
Temperatura Mínima: 12.0º
Temperatura Máxima: 23.8º

Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

O “Curtir Ciência” está instalado nos edifícios originais da antiga fábrica de curtumes Âncora, um complexo do séc. XIX anterior à industrialização. É um dos mais emblemáticos edifícios da histórica Zona de Couros, que conserva as estruturas utilizadas nos processos tradicionais do curtimento de peles.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua da Ramada, 166
4810 - 445 Guimarães
GPS: 41.4395217896, -8.2919483185
(+351) 253510830

Horários:

Dias úteis: 9h00 - 18h00
Fins-de-semana e feriados: 11h00 - 19h00
Saber mais sobre Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

No Planetário - Casa da Ciência de Braga há um módulo em destaque: o Planetário. Totalmente digital e imersivo, com 30 lugares sentados, os visitantes podem assistir a documentários científicos a 360º ou aprender astronomia com a simulação em tempo real do céu nocturno. Um espaço para todas as idades, com tecnologia sofisticada e conduzido por monitores altamente especializados.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua Maria Delfina Gomes 4 - Gualtar
4710-054 Gualtar - Braga
GPS: 41.5649337769, -8.3958702087
+ 351 253 695236 | + 351 964 351 350

Horários:

Segunda à Sexta-feira: 9.30h às 12.30h | 14.30h às 17.30h

Período semanal reservado para grupos escolares durante período letivo mediante marcação prévia e confirmação da equipa do Planetário- Casa da Ciência de Braga.

No mês de agosto e períodos de interrupção letiva o horário de funcionamento está sujeito às atividades disponíveis.

Aberto ao público em geral para sessões de Planetário Imersivo Digital mediante divulgação de atividades e sujeita a inscrição obrigatória e prévia no separador "MARCAÇÕES".

Saber mais sobre Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente neste concelho.





Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Abadim União das Freguesias de Alvite e Passos União das Freguesias de Arco de Baúlhe e Vila Nune Basto Buços Cabeceiras de Basto Cavez Faia União das Freguesias de Gondiães e Vilar de Cunhas Pedraça União das Freguesias de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela Rio Douro