Bem Vindo a<br>Camara Municipal de Cabeceiras de Basto

Bem Vindo à
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Menu do Município

 

Cabeceiras de Basto


Entre as serranias da Cabreira e do Marão, num extenso vale que ocupa mais de 18km no sentido mais longo e 8km de largo, mesmo à margem do Rio Tâmega, encontra-se Cabeceiras de Basto, um dos mais antigos e históricos concelhos do Minho.

Cabeceiras de Basto é uma terra antiga e, por isso, uma terra sábia, na qual convive o Minho e Trás-os-Montes.

Riquezas de um lado, riquezas do outro, este concelho apresenta um vasto património paisagístico e arquitectónico, cunhado pelas marcas do tempo, pelos saberes e sabores tradicionais, testemunhos de um povo e do seu modus vivendi.

Nesta terra, que ocupa uma área territorial de 241km2, onde se estendem 17 freguesias. Predominantemente verde, os rios são sinuosos e a água cristalina, as tradições são lendárias e fundem-se nos trilhos percorridos e preenchidos pelos cinco sentidos.

Aqui encontra-se a simbiose perfeita entre o homem e a natureza, com a paisagem e as montanhas a mostrarem a sua magnitude e a conviver com a maior riqueza desta terra que é a sua gente, artesãos do linho e da lã, pastores e agricultores.

Aqui funde-se o Tâmega com a paisagem verdejante abrindo caminhos que nos levam ao antigo Mosteiro de S. Miguel de Refojos e à Praça da República onde se encontra a estátua do guerreiro lusitano ‘o Basto’, mas também a casa do Barão. O Pelourinho de Refojos, a Casa da Cadeia agora transformada em Casa da Música, o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, o Centro Hípico, o Parque do Mosteiro, a Pista Internacional de Pesca Desportiva de Cavez, são também locais de interesse entre casas senhoriais, belas igrejas, moinhos e espigueiros, que integram um vasto património edificado e paisagístico, num percurso guarnecido pela gastronomia, rica e ancestral, com sabor a campo, a pedra e a água, a frutas, azeite, pão e vinho verde da região.

Cabeceiras de Basto, é por isso uma terra de encanto natural, onde a tradição convive com a modernidade, que assume hoje um lugar estatégico, já que é servida pela Auto-estrada A7 que atravessa o Norte de Portugal.

Em cada viagem descobrirá algo de novo. O (re)encontro com a história, a beleza da natureza, a boa mesa e a hospitalidade de quem aqui vive, estão garantidos.


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Abadim União das Freguesias de Alvite e Passos União das Freguesias de Arco de Baúlhe e Vila Nune Basto Buços Cabeceiras de Basto Cavez Faia União das Freguesias de Gondiães e Vilar de Cunhas Pedraça União das Freguesias de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela Rio Douro