Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Câmara Municipal de Viseu

Menu do Município

Viseu é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Viseu, na região Centro e sub-região de Dão-Lafões com 47 250 habitantes, sendo por isso a terceira maior e mais populosa cidade no Centro de Portugal, a seguir a Coimbra e Aveiro.

É sede de um município com 507,10 km² de área com 34 freguesias e 99 274 habitantes. O município é limitado a norte pelo município deCastro Daire, a nordeste por Vila Nova de Paiva, a leste por Sátão e Penalva do Castelo, a sueste por Mangualde e Nelas, a sul por Carregal do Sal, a sudoeste por Tondela, a oeste por Vouzela e a noroeste por São Pedro do Sul.

A cidade é caracterizada pela sua dinâmica e juventude, sendo um grande centro de ensino superior com duas universidades e um politécnico que incorpora escola superior de saúde, tecnologia e gestão assim como educação e agrária. Viseu é a sugunda cidade do centro de portugal com a maior academia, só sendo superada por Coimbra.

Viseu oferece um forte sector comercial alvo de visita de clientes de toda a região centro. Viseu é considerada a cidade das rotundas (possui cerca de 197 no perímetro urbano, sendo também considerada "Case Study" a nível Europeu como cidade modelo em planeamento urbano e construção de infraestruturas de lazer e rodoviárias.

Para além de sede de distrito e de concelho, Viseu é igualmente sede de Diocese e de Comarca. Alberga inúmeros serviços estatais.

Segundo um estudo da DECO de 2007 sobre qualidade de vida, Viseu é a 17ª melhor cidade europeia, como a cidade com mais qualidade de vida entre as 76 do estudo, sendo ainda a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida, quando inquiridas as populações destas cidades,4 como em 2012 mais uma vez em 1º lugar nacional.


Conteúdo Brevemente Disponível

Empresas Neste Municipio