Bem Vindo a<br>Camara Municipal de Vila do Porto - contactos, morada, executivo, serviços, fotos - Municipios de Portugal

Bem Vindo à
Câmara Municipal de Vila do Porto

ALERTA DE CALOR EXTREMO - SIGA ESTAS RECOMENDAÇÕES
SAIBA MAIS AQUI E PARTILHE

Câmara Municipal de Vila do Porto

Menu do Município

O concelho de Vila do Porto, com uma área total de 97,42 km2, é o único existente na ilha de Santa Maria. Esta juntamente com a ilha de São Miguel, constitui, o grupo oriental do arquipélago dos Açores.

Este arquipélago situa-se em pleno oceano Atlântico – entre a Europa e a América do Norte (a 760 milhas marítimas de Lisboa e a 2.110 de Nova Iorque) – e é ainda formado pelas ilhas de Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo.

Vila do Porto foi o primeiro lugar dos Açores a receber o foral de vila. Este facto deu-se no século XV, pouco tempo após o descobrimento da ilha de Santa Maria, que ocorreu entre os anos de 1427 e 1432, apontando-se este último como o mais provável. Os seus primeiros habitantes foram portugueses originários do Algarve, Alentejo e Beiras, que para aqui vieram sob o comando de Gonçalo Velho Cabral. Em 1493, Cristovão Colombo aportou à ilha no regresso da sua primeira viagem à América, tendo os seus companheiros assistido à missa na Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, em cumprimento de uma promessa feita no alto-mar.

Durante os séculos XVI e XVII, a economia da ilha e do concelho baseou-se na cultura e exportação do trigo, do pastel e da urzela, sendo a primeira destinada às praças-fortes portuguesas do Norte de África e as últimas às tinturarias da Flandres.

Também durante estes séculos Vila do Porto e as outras localidades da ilha foram frequentemente atacadas por corsários e piratas, que apesar das fortificações construídas efectuavam razias sangrentas, roubando e levando os habitantes como escravos e reféns.

Os séculos XVIII e XIX foram vividos sem sobressaltos, dedicando-se os habitantes de Vila do Porto à agricultura – onde predominava a cultura do trigo e do milho, da vinha e dos citrinos. Esta tranquilidade foi apenas interrompida pela Guerra Civil (1829-32) que opôs Absolutistas e Liberais, tendo alguns dos seus naturais participado em Portugal no desembarque do Mindelo e no cerco à cidade do Porto, acontecimentos que levaram à derrota do partido Absolutista. Já no século XX, no ano de 1901, Vila do Porto recebeu a visita régia de D. Carlos I de Portugal e de Dona Amélia.

No ano de 1908, quando ainda vigorava o regime monárquico em Portugal, o partido Republicano elegeu em Vila do Porto a sua primeira Câmara Municipal açoriana.

Em 1944, inaugurou-se o aeroporto local que veio desempenhar um importante papel estratégico nos últimos momentos da Segunda Guerra Mundial e que se tornou em escala obrigatória das rotas aéreas transatlânticas, imprimindo uma nova dinâmica ao concelho.

Hoje, apesar de se assistir a uma redução do movimento do aeroporto, Vila do Porto encara o futuro com esperança, sobretudo com o aumento do investimento na área das novas tecnologias e comunicações.


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal de Vila do Porto

Almagreira Santa Bárbara Santo Espírito São Pedro Vila do Porto