Bem Vindo a<br>Camara Municipal de Melgaco - contactos, morada, executivo, serviços, fotos - Municipios de Portugal

Bem Vindo à
Câmara Municipal de Melgaço

IMPORTANTE: LIMPEZA OBRIGATÓRIA DE TERRENOS - PRAZO ALARGADO - LEIA AQUI TUDO O QUE PRECISA DE SABER

Câmara Municipal de Melgaço

Menu do Município

Melgaço é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Casteloregião Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 1 500 habitantes.

É sede de um município com 239,04 km² de área e 9 213 habitantes (20111 ), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte e leste pela Espanha, a sudoeste pelo município de Arcos de Valdevez, e a oeste por Monção. É o município mais setentrional do país.

O ponto mais elevado do concelho situa-se no Giestoso, com 1 335 metros de altitude, na freguesia de Castro Laboreiro.

O presidente da Câmara é, desde 1982, António Rui Esteves Solheiro.

Em Melgaço existe toda uma tradição de contos e fábulas com criaturas fantásticas como arganões e outros seres com poderes mágicos. Esta cultura popular foi sendo transmitida oralmente ao longo de gerações, estando atualmente em declínio.

Não será por acaso, que há cerca de 10 anos, foram descobertas no Monte de Prado, projectadas da encosta ribeirinha (e quase despercebidas na vegetação desordenada), uma série ainda não quantificada de esculturas de monstros, cujas características são em tudo semelhantes às proas dos barcos viquingues. É sabido, das incursões constantes deste povo no local, bem como na restante costa marítima e ribeirinha do norte de Portugal e da Galiza.

Este facto está ultimamente a interessar historiadores e jornalistas noruegueses.Urge que o mesmo interesse seja suscitado na Autarquia local.

A zona da montanha,nomeadamente Castro Laboreiro, tem também carácter único humano e cultural,no caso de origem celta. Hábitos e costumes próprios,que vale a pena vivenciar; destacam-se a cultura local de transumância, única no país (brandas e inverneiras), o linguajar e os hábitos de vestir locais. Existe nesta zona uma raça autóctone de cão, "cruzado" com lobo, óptimo guarda e guia de gado bovino.

São também notáveis as inúmeras pontes romanas, a celta (no lugar de Portos), e o belíssimo Castelo de Castro Laboreiro.


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal de Melgaço

Alvaredo União das Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro União das Freguesias de Chaviães e Paços Cousso Cristoval Fiães Gave Paderne União das Freguesias de Parada do Monte e Cubalhão Penso União das Freguesias de Prado e Remoães São Paio União das Freguesias de Vila e Roussas



PUBLICIDADE