Bem Vindo a<br>Camara Municipal de Lajes do Pico - contactos, morada, executivo, serviços, fotos - Municipios de Portugal

Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Bem Vindo à
Câmara Municipal de Lajes do Pico

ALERTA DA PROTECÇÃO CIVIL - BURLA NA LIMPEZA DE TERRENOS - SAIBA MAIS AQUI

Câmara Municipal de Lajes do Pico

Menu do Município

Lajes do Pico é uma freguesia portuguesa, sede do concelho de Lajes do Pico, com 52,83 km² de área e 1 802 habitantes (2011). Densidade: 34,1 hab/km².

Na freguesia é possível visitar o Museu dos Baleeiros (o mais visitado da região), o Centro de Artes e de Ciências do Mar (antiga Fábrica da Baleia), a Igreja da Santíssima Trindade e o Forte de Santa Catarina (único exemplo de arquitectura militar na ilha), agora transformado em Posto de Turismo.

Inicialmente centro de actividade baleeira a vila das Lajes do Pico é agora conhecida pelas actividades ligadas à observação de cetáceos.

Após a proibição da baleação, em 1986, o Clube Náutico das Lajes do Pico passou a depositário de grande parte do espólio náutico dos velhos baleeiros e das respectivas armações baleeiras das Lajes do Pico, a Liberdade Lajense, Estrela Lajense e Venturosa Lajense, nomeadamente os cinco botes baleeiros e as lanchas motoras de reboque - "Cigana" e "Rosa Maria", tendo-lhes sido destinado pelo Município um pequeno edifício junto às míticas Casas dos Botes Baleeiros da Lagoa para instalação da sua sede social.

Na vila são ainda pontos de atracção a ermida de São Pedro (primeira edificação religiosa da ilha) e a zona balnear da maré.


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Neste Municipio

Forças de Segurança Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal de Lajes do Pico

Calheta de Nesquim Lajes do Pico Piedade Ribeiras Ribeirinha São João