Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal de Ílhavo

Menu do Município

A cidade de Ílhavo é sede de um município com 75,0 km² de área e 38;598 habitantes (2011)1 , subdividido em 4 freguesias. O município é dividido em três sitios dfierentes vai por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.

O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 9 de Agosto de 1990.

A cidade é famosa pela sua indústria de porcelana Vista Alegre e por ser a capital portuguesa da bicicleta. O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o Farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra fazem parte da freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado integram a freguesia da Gafanha da Encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na actualidade em betão), listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca. A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ilhavo, confeccionado de forma artesanal e cozido em forno a lenha. O Pão de Vale de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.

Ílhavo está profundamente ligada à pesca do bacalhau; com efeito, durante todo o século XX, a maioria dos capitães que faziam companhas de longo curso eram originários da, então, vila de Ílhavo. Igualmente oriundos das localidades vizinhas foram muitos dos pescadores.

Esta, e outras ligações, de Ílhavo com o mar podem ser vistas no Museu Maritímo de Ílhavo, que para além do edificío, tem o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente. O navio faz parte integrante do Museu e alberga exposições temporárias


Conteúdo Brevemente Disponível

Empresas Neste Municipio

Previsão do tempo para os próximos 5 dias
No distrito de Aveiro


2019-10-21


Classificação: Céu Parcialmente Nublado
Vento Previsto: Fraco NW
Probabilidade de Precipitação: 5.0%
Temperatura Mínima: 7.5º
Temperatura Máxima: 16.5º

2019-10-22


Classificação: Céu Pouco Nublado
Vento Previsto: Moderado NW
Probabilidade de Precipitação: 1.0%
Temperatura Mínima: 7.7º
Temperatura Máxima: 17.8º

2019-10-23


Classificação: Céu Nublado por Nuvens Altas
Vento Previsto: Moderado NW
Probabilidade de Precipitação: 6.0%
Temperatura Mínima: 9.7º
Temperatura Máxima: 17.4º

2019-10-24


Classificação: Céu Parcialmente Nublado
Vento Previsto: Fraco SE
Probabilidade de Precipitação: 29.0%
Temperatura Mínima: 9.2º
Temperatura Máxima: 19.1º

2019-10-25


Classificação: Céu Pouco Nublado
Vento Previsto: Fraco SE
Probabilidade de Precipitação: 1.0%
Temperatura Mínima: 9.1º
Temperatura Máxima: 21.7º

Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro

A Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Ciência Viva e está situada numa antiga fábrica de moagens de cereais do início do séc. XX, que pertenceu à Companhia Aveirense de Moagens.

A requalificação do edifício preservou as máquinas originais, que estão integradas num percurso de arqueologia industrial. Para além das exposições permanentes, o centro de ciência tem vários laboratórios, onde desenvolve uma diversificada programação para o grande público e para a comunidade escolar.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua dos Santos Mártires, 1A
3810 - 171 Aveiro
GPS: 40.6385421753, -8.4286537170
(+351) 234 427 053

Horários:

10h - 18h (terça a domingo)

Saber mais sobre Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Publicado em: 2019-02-25

Entidade Recrutadora:
SLOT Recursos Humanos
Oferta na região de:
Aveiro

TAGS: Transportes e Logistica
Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal de Ílhavo

Gafanha da Encarnação Gafanha da Nazaré Gafanha do Carmo Ílhavo