Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal de Guimarães

Menu do Município

Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Bragaregião Norte e sub-região do Ave (uma das sub-regiões mais industrializadas do país), com uma população de 52 181 habitantes, repartidos por uma malha urbana de 23,5 km², em 20 freguesias e com uma densidade populacional de 2 223,9 hab/km².2

É sede de um município com 241,05 km² de área e 158 124 habitantes (2011)1 (em queda se comparada com a população estimada de 162 592 habitantes em 20093 e aos Censos de 2001), subdividido em 69 freguesias, sendo que a maioria da população reside na cidade e na sua zona periférica. O município é limitado a norte pelo município de Póvoa de Lanhoso, a leste por Fafe, a sul por FelgueirasVizela eSanto Tirso, a oeste por Vila Nova de Famalicão e a noroeste por Braga.

É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes. Podendo este topónimo ter tido origem em Vímara Peres, nos meados do século IX, quando fez deste local o seu principal centro governativo do condado Portucalense que tinha conquistado para o Reino de Galiza e onde veio a falecer.[carece de fontes]

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

A Guimarães actual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas, que se manifestou na nomeação para Capital Europeia da Cultura em 2012, factores que levaram Guimarães a ser eleita pelo New York Times como um dos 41 locais a visitar em 2011 e a considerá-la um dos emergentes pontos culturais da Península Ibérica.4 .

Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.

Os "Vimaranenses" são orgulhosamente tratados por "Conquistadores", fruto dessa herança histórica de conquista iniciada precisamente em Guimarães


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Previsão do tempo para os próximos 5 dias
No distrito de Braga


2019-10-23


Classificação: Céu Parcialmente Nublado
Vento Previsto: Fraco NW
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 8.4º
Temperatura Máxima: 18.0º

2019-10-24


Classificação: Chuvisco
Vento Previsto: Fraco SW
Probabilidade de Precipitação: 89.0%
Temperatura Mínima: 8.0º
Temperatura Máxima: 18.3º

2019-10-25


Classificação: Céu Pouco Nublado
Vento Previsto: Fraco E
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 7.5º
Temperatura Máxima: 21.8º

2019-10-26


Classificação: Céu Nublado por Nuvens Altas
Vento Previsto: Fraco S
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 7.6º
Temperatura Máxima: 20.8º

2019-10-27


Classificação: Aguaceiros Fracos
Vento Previsto: Fraco E
Probabilidade de Precipitação: 46.0%
Temperatura Mínima: 9.2º
Temperatura Máxima: 24.0º

Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

O “Curtir Ciência” está instalado nos edifícios originais da antiga fábrica de curtumes Âncora, um complexo do séc. XIX anterior à industrialização. É um dos mais emblemáticos edifícios da histórica Zona de Couros, que conserva as estruturas utilizadas nos processos tradicionais do curtimento de peles.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua da Ramada, 166
4810 - 445 Guimarães
GPS: 41.4395217896, -8.2919483185
(+351) 253510830

Horários:

Dias úteis: 9h00 - 18h00
Fins-de-semana e feriados: 11h00 - 19h00
Saber mais sobre Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

No Planetário - Casa da Ciência de Braga há um módulo em destaque: o Planetário. Totalmente digital e imersivo, com 30 lugares sentados, os visitantes podem assistir a documentários científicos a 360º ou aprender astronomia com a simulação em tempo real do céu nocturno. Um espaço para todas as idades, com tecnologia sofisticada e conduzido por monitores altamente especializados.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua Maria Delfina Gomes 4 - Gualtar
4710-054 Gualtar - Braga
GPS: 41.5649337769, -8.3958702087
+ 351 253 695236 | + 351 964 351 350

Horários:

Segunda à Sexta-feira: 9.30h às 12.30h | 14.30h às 17.30h

Período semanal reservado para grupos escolares durante período letivo mediante marcação prévia e confirmação da equipa do Planetário- Casa da Ciência de Braga.

No mês de agosto e períodos de interrupção letiva o horário de funcionamento está sujeito às atividades disponíveis.

Aberto ao público em geral para sessões de Planetário Imersivo Digital mediante divulgação de atividades e sujeita a inscrição obrigatória e prévia no separador "MARCAÇÕES".

Saber mais sobre Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Publicado em: 2019-01-24

Entidade Recrutadora:
Grupo Ibersol
Oferta na região de:
Braga

TAGS: Restauração
Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal de Guimarães

União das Freguesias de Abação e Gémeos União das Freguesias de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil Aldão União das Freguesias de Arosa e Castelões União das Freguesias de Atães e Rendufe Azurém Barco União das Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia União das Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim Brito Caldelas União das Freguesias de Candoso São Tiago e Mascotelos São Martinho de Candoso União das Freguesias de Conde e Gandarela Costa Creixomil Fermentões Gonça Gondar Guardizela União das Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião Infantas União das Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo Longos Lordelo Mesão Frio Moreira de Cónegos Nespereira Pencelo Pinheiro Polvoreira Ponte Santa Eufémia de Prazins União das Freguesias de Prazins Santo Tirso e Corvite Ronfe União das Freguesias de Sande São Lourenço e Balazar São Martinho de Sande União das Freguesias de Sande Vila Nova e Sande São Clemente São Torcato São Cristóvão de Selho São Jorge de Selho União das Freguesias de Selho São Lourenço e Gominhães União das Freguesias de Serzedo Calvos Serzedelo Silvares União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar União das Freguesias de Tabuadelo e São Faustino Urgezes