Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Pontos de Interesse na Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere

Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere

Menu do Município

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 2 300 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 184,28 km² de área e 8 619 habitantes (2011) 1 , subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Sem ofertas disponíveis actualmente neste concelho.





Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere

Águas Belas União das Freguesias de Areias e Pias Beco Chãos Ferreira do Zêzere Igreja Nova do Sobral Nossa Senhora do Pranto

VEJA TAMBÉM!