Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Tamel (São Veríssimo) - Municipio de Barcelos

Menu da Freguesia

Através dos escritos, de 1758, do Padre Manuel Gomes de Araújo fica-se a saber como era a actual freguesia de Tamel S. Veríssimo e de como vivia a sua população.
A freguesia tinha 89 vezinhos e 276 moradores; uma igreja nova e boa, que tem no seu altar a maior imagem de S. Veríssimo, seu padroeiro e as suas santas irmãs Máxima e Júlia, no altar da parte do evangelho tem a imagem de Nossa Senhora e no altar da parte da epístola as imagens do Menino Jesus, Sam Sebastião e de Santo Antam.
A freguesia tinha quatro moinhos e uma zenha que moiam todo o ano e dos quais, apenas existem ruinas à excepção um que foi recuperado e utilizado para outros fins. Há criação de gado em pouca quantidade por ser terra com poucos pastos. Há caça de lebres, coelhos, perdizes e de codornizes.
Foram muitas as heranças que a população de Tamel - S. Veríssimo herdou dos seus antepassados.
Através dos escritos do Padre Manuel Gomes de Araújo ficamos a saber que a igreja  existe desde 1758, actualmente, foi restaurada e alargada para norte.

Apesar das dificuldades sentidas na freguesia pelos nossos antepassados, a verdade é que esta cresceu e desenvolveu-se. E se isso aconteceu foi devido ao esforço de toda a sua população que, para além das actividades que já eram desenvolvidas na altura, apostou noutras como o barro que existe na terra, amassou-o, moldou-o produzindo telhas e tijolos. Ainda nos últimos anos do século passado esta actividade empregava muita gente. Agora, ainda podemos ver, embora em ruínas, uma fábrica de barro no lugar das Barreiras.

 

A agricultura foi sempre um dos sustentos da gente da nossa terra, que ora dava o seu trabalho em troca de comida ora vendia o seu esforço para manter os seus.
E, os tempos actuais são de prosperidade, com o desenvolvimento industrial a ocupar um lugar de destaque.
É preciso aliar ao desenvolvimento comercial e pedagógico os usos, as tradições e os costumes da freguesia.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!