Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de São Martinho de Sardoura - Municipio de Castelo de Paiva

Menu da Freguesia

São Martinho de Sardoura é uma freguesia portuguesa do concelho de Castelo de Paiva, com 4,31km de área e 1 931 habitantes (2011). Densidade: 448 hab/km. Fica a 3 km do centro da vila de Castelo de Paiva, junto à margem esquerda do Rio Douro.


Apesar de, já no fim do século XV e no início do século XVI, esta freguesia figurar como anexa à de Santa Maria de Sardoura, situação que se manteve até ao século XIX, a verdade é que a sua instituição paroquial é muito remota e não parece, de modo algum, ter tido origem a partir de outra igreja, que instituísse dentro do seu território. No ponto de vista eclesiástico, a Igreja de S. Martinho de Sardoura era, no século XII, apresentada por cavaleiros, fidalgos e paroquianos. Hoje, a freguesia tem uma Igreja Paroquial com uma arquitectura diferente e um estilo moderno, enquadrada num espaço aprazível, devidamente embelezado, tendo sido recentemente sujeita a obras de beneficiação a Igreja Primitiva, considerada a mais antiga do concelho.


No artesanato regional, destaca-se que foi nesta freguesia que, por volta da década de quarenta, começou a ser dinamizada a arte de trabalhar o cobre, cujos trabalhos de decoração e utilidades são reconhecidos em todo o lado pela sua beleza.


O Miradouro de Catapeixe é a grande atracção turística da freguesia, do qual se desfruta uma soberba panorâmica sobre a Ilha do Castelo e a foz do Rio Paiva na confluência com o Douro. A Zona de Lazer, construída pela Câmara no Rio Sardoura tem tido muita procura.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro

A Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Ciência Viva e está situada numa antiga fábrica de moagens de cereais do início do séc. XX, que pertenceu à Companhia Aveirense de Moagens.

A requalificação do edifício preservou as máquinas originais, que estão integradas num percurso de arqueologia industrial. Para além das exposições permanentes, o centro de ciência tem vários laboratórios, onde desenvolve uma diversificada programação para o grande público e para a comunidade escolar.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua dos Santos Mártires, 1A
3810 - 171 Aveiro
GPS: 40.6385421753, -8.4286537170
(+351) 234 427 053

Horários:

10h - 18h (terça a domingo)

Saber mais sobre Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.