Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

ANPC -Autoridade Nacional de Proteção Civil

Contacto, telefone, morada, horário e localização da entidade ANPC -Autoridade Nacional de Proteção Civil

Telefone: 214 24...

Ver dados de contacto completos

A entidade ANPC -Autoridade Nacional de Proteção Civil tem a sua actividade principal na categoria:
Administracao Publica e Servicos Publicos

Veja aqui todas as entidades com actividade em Administracao Publica e Servicos Publicos no concelho de Oeiras

A entidade ANPC -Autoridade Nacional de Proteção Civil encontra-se localizada no munícipio de:
Oeiras

A entidade ANPC -Autoridade Nacional de Proteção Civil encontra-se localizada na freguesia de:
União das Freguesias de Carnaxide e Queijas


A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) é um serviço central, da administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
 
Tem por missão planear, coordenar e executar a política de proteção civil, designadamente na prevenção e reação a acidentes graves e catástrofes, de proteção e socorro de populações e de superintendência da atividade dos bombeiros, bem como assegurar o planeamento e coordenação das necessidades nacionais na área do planeamento civil de emergência com vista a fazer face a situações de crise ou de guerra.
 
A ANPC prossegue, de acordo com o Decreto-Lei n.º 73/2013 de 31 de maio, alterado pelo Decreto-Lei n.º 163/2014 de 31 de outubro, atribuições no âmbito da previsão e gestão de risco e planeamento de emergência, da atividade de proteção e socorro, das atividades dos bombeiros, dos recursos de proteção civil, e da aplicação e fiscalização do cumprimento das normas aplicáveis no âmbito das suas atribuições.
 
A ANPC superintende a actividade de proteção e socorro no território continental Português, com um serviço central em Carnaxide e dezoito serviços distritais.
 
Sob a tutela do Ministério da Administração Interna, mantemos excelente cooperação com diversos serviços públicos, de outros Ministérios, e privados, dos mais variados setores, dando resposta ao grande objetivo do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, o de garantir estruturas de coordenação, normativos e procedimentos sobre os quais a figura do Comando Único contribui para uma proteção e socorro articulados, em pleno respeito pela organização interna de todos quantos contribuem para esta missão.
 
No plano internacional, a ANPC contribui ativamente para o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, tanto como fornecedora de soluções para populações afectadas, quanto como recetora de recursos adicionais, tendo presente o princípio de que nunca ninguém está, isoladamente, preparado para tudo.

Recebeu um toque de uma chamada internacional desconhecida?


Alerta da GNR - Ajude a divulgar, saiba mais aqui >>