Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Falagueira Atlético Clube

Contacto, telefone, morada, horário e localização da entidade Falagueira Atlético Clube

Telefone: 218 06...

Ver dados de contacto completos

A entidade Falagueira Atlético Clube tem a sua actividade principal na categoria:
Clubes e Associacoes Desportivas

Veja aqui todas as entidades com actividade em Clubes e Associacoes Desportivas no concelho de Amadora

A entidade Falagueira Atlético Clube encontra-se localizada no munícipio de:
Amadora

A entidade Falagueira Atlético Clube encontra-se localizada na freguesia de:
Falagueira - Venda Nova


Nasceu em 1973,no Café do Salvador - Lavadinho & Barbosa actual Girassol que ainda hoje existe. Todas as noites, um grupo de moradores competia num «Jogo dos Bonecos», despertando a curiosidade de um outro grupo, também frequentador do mesmo café. A certa altura lembraram-se de fazer um jogo de futebol de onze entre Solteiros e Casados. A ideia pegou bem e, durante dois anos, sucederam-se os encontros amigáveis, sempre seguidos de grandes almoços.Assim estava criado o ambiente para a fundação do Falagueira Atlético Clube. Começou por ser, apenas, um grupo de 29 pessoas que adoptou o Café Girassol como sede.

 Decisões, como o nome definitivo e o estandarte do Clube vieram mais tarde, sendo tomadas numa garagem de um vizinho, à falta de melhor.  Emblema e cores foram pensados a partir dos do Atlético Clube de Portugal, clube com o qual se identificavam.

A primeira sede própria não passava de uma barraca de madeira atrás de uma antiga fábrica de tintas. Entre os sócios já existentes foi criada uma equipa de futebol de 11 onde cada um custeava as suas despesas. Entre 1973 e 1975 tudo foi considerado uma brincadeira. Em 15 de Dezembro 1976 tomaram-se medidas para que o clube fosse uma realidade.

A oficialização, com a entrada para a Associação de Futebol de Lisboa - AFL só chegaria, no entanto, em 06 de Fevereiro de 1987. Ficava, então, criada, a equipa de Futebol de 5, no escalão de Iniciados, que, nesse mesmo ano (Época 87/88), sagrou-se campeão da Associação de Futebol de Lisboa no seu escalão.

Durante dois anos consecutivos  foi, também campeão em 1988 e 1989 no escalão de Juvenis futebol 5. Chegando a ter  os cinco escalões da modalidade.

A equipa sénior,  foi formado com base nos jogadores campeõe em 1988 e 1989 e o resultado foi excelente. Foram mais uma vez campeões Distritais de futebol 5 - A.F.L. na época 1993/94.

Ao virar de século, na época 1999/2000 a nossa equipa de Juvenis subiu á primeira divisão.

 

Na época 2001/2002 os mesmos jogadores transitaram para o escalão de Juniores. No final a subida estava certa mas para ficar no primeiro lugar faltava defrontar o Colégio Maristas de Lisboa devido ao empate técnico registado no fim do campeonato. O Palco do jogo foi sorteado e saiu o Pavilhão do União e Progresso da Venda Nova na Amadora.As duas claques bem animas encheram por completo o pavilhão. Vencemos a final, ficamos com o 1º lugar e a festa apenas terminou no dia seguinte. A entrega dos troféus foi antecedida de um jogo particular. A Sr.ª. Vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Amadora entregou a Taça e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Falagueira em conjunto com o  Sr. Presidente do Falagueira Atlético Clube entregaram as faixas de Campeão Distrital de Juniores 2ª Divisão - 2001/2002.

A Freguesia da Falagueira ficou mais pobre com o encerramento forçado da Associação de Moradores Portugal Novo. Este clube apostava muito nas camadas mais jovens e era uma ponte importante para o Falagueira Atlético Clube. Na altura, não era necessário fazer formação para as duas equipas que estavam a participar nos campeonatos da AFL (Juniores e Juvenis). Esta ponte deixou várias crianças da Freguesia sem clube. A FAC, não estava preparada com meios humanos para abraçar um projecto que por sua vez já tinha vindo a ser proposto por antigos jogadores do clube e moradores da Freguesia. Escalão Escolas nasce em 2005. Contava apenas com o apoio de pais, jogadores e treinadores do Falagueira A C. Em 2006 as Escolas da FAC, eram compostas por duas equipas. Com o apoio dos pais e a forte dedicação dos novos treinadores ``obrigou’’ a direcção do Clube a ceder.

Nasce o Escalão de Infantis  em 2006. O escalão Escolas manteve-se apenas como formação, criando a ponte de apoio para o escalão de Infantis. Por razões financeiras, apoios e falta de formação dos jogadores, a equipa de Juniores 2009/2010 que desceu para a 2ª divisão. Por estes fortes motivos, não foi inscrita nas provas da AFL na época 2010/2011. Foi cometido mais um crime ao acabar um escalão que tinha história no Clube e grande respeito dos adversários. Mas, a crise financeira mundial que pairava no ar assim o determinou. O erro seria manter uma equipa que todos os anos tinha que formar jogadores, no final das épocas desportivas os melhores jogadores saiam para outros clubes com propostas de melhores condições e no final os resultados eram sempre desmotivantes. Fecha-se uma estrada, abre-se uma nova financeiramente mais viável. Em 2010/2011, devido ao empenho dos Jogadores e a vontade de permanecer no Falagueira A C, os nossos Escolas e Infantis de 2005 e 2006, vão iniciar a reconstrução da estrada de 1987/1988. Renascem os Iniciados – época 2010/2011. após dez anos de inactividade. A ponte ficou agora com mais duas saídas. Nasce o projecto Escolas, Infantis e Iniciados.Finda a época 2011/2012 o Falagueira vai ficando mais forte. A família vai aumentando e agora pais e filhos juntos 1993/94&2011/2012 e 1997/98&2011/12.


Atenção - Golpe nas esplanadas e cafés, esteja a par!


NÃO SE DEIXE ENGANAR --> Saiba mais aqui.