Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Arruda dos Vinhos

Freguesia de Arruda dos Vinhos - Municipio de Arruda dos Vinhos

Menu da Freguesia

Vila e sede de concelho, Arruda dos Vinhos é centro de uma importante região vinícola. A freguesia do mesmo nome dista 36 quilómetros da cidade de Lisboa.

Não pode determinar-se com exactidão a data de fundação da vila de Arruda dos Vinhos. É pelo menos anterior à própria Nacionalidade, pois foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, em 1160. Pertenceu Arruda ao Mestrado da Ordem de Santiago, e lá existiu um convento de freiras, doado em 1175 à referida Ordem a fim de ali se recolherem as mulheres dos freires leigos, quando se ausentavam a combater os mouros. Essas freiras, por esse facto, recebiam o nome de Comendadeiras de Santiago. Mais tarde foram transferidas para o convento de Santos-o-Velho, em Lisboa.

Em 1384, D. João de Castela resolveu repousar numa habitação da vila quando se dirigia a Lisboa com o intuito de conquistar a cidade e, seguidamente, dominar todo o País. Ao entrar, porém, no aposento que lhe haviam destinado para pernoitar, deparou com dois homens de espadas e punhais, escondidos debaixo da cama preparados para o aniquilar. Esta proeza heróica é-nos contada pelo próprio Fernão Lopes nas suas admiráveis crónicas.

As serras situadas ao sul e a oeste da vila de Arruda dos Vinhos fizeram parte das célebres Linhas de Torres, organizadas por Wellington. Ainda hoje há vestígios dessas fortificações, sendo as que mais perto se encontram da vila os redutos de S. Sebastião, Carvalha e Moinho do Céu.

A igreja matriz, reedificada de 1528 a 1531, apresenta poucos vestígios da traça original. Na fachada, muito simples, avultam o portal, manuelino, enquadrado por pilastras com elementos decorativos renascença, e a torre sineira, do século XVI. O interior é de três naves, sendo os arcos de volta perfeita e aresta chanfrada. As colunas têm o fuste curiosamente esculpido a meio com um anel decorativo e interessantes capitéis. A capela-mor, profunda e com abóbadas de berço, encontra-se ladeada por duas absidíolas com abóbadas de cruzaria. As naves, a capela-mor e uma outra pequena capela são revestidas de azulejos do século XVIII, onde se distinguem cenas da vida de S. Cristóvão e de S. Francisco. Guardam-se no templo um grande retábulo de talha barroca e algumas boas pinturas do meado do século XVI de um antigo retábulo.

À entrada da vila, do lado de Alhandra, encontra-se um chafariz de três bicas, datado de 1789 e decorado ao gosto barroco. Sob o frontão estão esculpidas em relevo as armas de Portugal. O conjunto é encimado por pináculos. Na entrada norte da vila existe um busto da escritora e pedagoga Irene Lisboa, uma das mais destacadas figuras do concelho de Arruda dos Vinhos.


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Situado no Parque das Nações, em Lisboa, é o maior centro interativo de ciência e tecnologia do país. Ao longo de mais de 11 000 m2, o conhecimento científico alia-se à emoção e ao prazer da descoberta. Grandes exposições temáticas e centenas de módulos interativos estimulam a exploração do mundo físico e a experimentação por parte de visitantes de todas as idades.

O Pavilhão do Conhecimento ocupa o edifício do Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo’98, uma obra premiada do arquiteto João Luís Carrilho da Graça.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Largo José Mariano Gago, Parque das Nações
1990 - 223 Lisboa
GPS: 38.7603607178, -9.0956153870
(+351) 218 917 100

Horários:

10h00 - 18h00 (terça a sexta-feira)
11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

O Planetário Calouste Gulbenkian surge do sonho e da iniciativa do Comandante Eugénio Conceição Silva, Oficial da Marinha e brilhante astrónomo amador. Projetado pelo arquiteto Frederico George, foi construído com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1963 e 1965. Em 2004 e 2005 o Planetário foi alvo de uma extensa recuperação, fruto de uma parceria com a Ciência Viva, que se tornou assim no seu principal parceiro. O actual projetor consegue apresentar mais de 9 000 estrelas, bem como a Via Láctea, cúmulos estrelares e nebulosas, as figuras das constelações e linhas didáticas auxiliares.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Praça do Império
1400 - 206 Lisboa
GPS: 38.6983375549, -9.2089462280
(+351) 210 977 350

Horários:

Terça a sexta-feira: 9h30 - 12h00 e 13h45 - 16h00
Sábado: 13h45 - 16h30

Saber mais sobre Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados