Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Nave de Haver - Municipio de Almeida

Menu da Freguesia

Nave de Haver é uma freguesia portuguesa do concelho de Almeida, com 41,13km de área e 358 habitantes (2011). Densidade: 8,7 hab/km.


Poço Velho integra também a freguesia de Nave de Haver.


Situa-se junto à raia, a cerca de 3,5km da margem direita da ribeira de Tourões, afluente da margem esquerda do rio águeda. Dista 22km de Almeida e 8km de Vilar Formoso.


Em Nave de Haver faz-se há anos atrás a exploração de volfrâmio por processos artesanais e com a mercantilização a ser objecto de contrabando. Relevo especial merecem as "arcoses" de Nave de Haver, onde há uma formação superficial de aluviões que apresenta uma concentração de minério (cassiterite e limonite) que justifica a sua exploração. Era famosa a produção de telha artesanal e aqui localizavam-se os u00fanicos telhais do concelho que mobilizam muitas famílias.


A igreja paroquial é sob a invocação de São Bartolomeu Apóstolo. Em 1940 contava com 1521 habitantes, mas a sua população tem vindo a sofrer um acentuado decréscimo, cifrando-se o volume actual de 358 habitantes. Resta ainda referir a localidade anexa de Poço Velho, que no século XVIII foi termo de Castelo Bom e Bispado de Pinhel.


Nesta freguesia, todos os anos na 2u00aa semana de Agosto vão muitos turistas e familiares das pessoas que lá vivem, para verem a festa tradicional dessa mesma freguesia. Essa festa começa de manha por volta das 7:30h, que é quando as pessoas,residemtes dessa freguesia, turistas e familiares, vam buscar os touros que estam acompanhados por cabrestos(toros maços)ao lameiro.


No caminho para a praça os touros são levados por cavalos que os rodeiam. Ao "lado" dos cavalos vão tractores e motos.


Depois de irem buscar os touros ao lameiro soltam-nos numa praça que está à entrada da freguesia. Na hora do almoço as pessoas costumam comer e beber nas barracas que abrem a porta da praça, de dia e de noite. Enquanto que a maior parte das pessoas come e bebe, outras estam a cubir os chires dos touros com tropeções, para não aguar as pessoas a quem marrarem.


Depois do almoço voltam todos para a praça, para verem a largada. Ai as pessoas "brincam" com os touros, saltando por cima e passando por frente deles.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.