Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Serra de Santo António - Municipio de Alcanena

Menu da Freguesia

História            

O perímetro actual da freguesia da Serra de Santo António compreende um conjunto de antigos pequenos lugares, outrora bem delimitados, mas hoje interligados entre si formando uma unidade urbana. No entanto, as zonas onde se situavam esses lugares, à semelhança do que se verificou na maioria dos agregados populacionais do nosso país, mantiveram o nome antigo. Assim temos a Bajanca, os Chousos, a Portelinha, os Barrinhos, etc.            

O centro histórico, cultural e comercial da povoação é a Bajanca, onde se encontra a Igreja Matriz, no local onde outrora se erguia a ermida de Santo António. Em 1657 o «Couseiro» (Memorias da diocese de Leiria), situa-a nos Penedos Altos, penhascos ainda hoje assim designados e que se situam a cerca de duzentos metros a poente da igreja.            

Em 1712, na Corografia Portuguesa, num recenciamento da população e ermidas do termo de Minde, aparece-nos a designação de Casais da Serra, certamente referente ao conjunto de lugares que integram, hoje, a Serra de Santo António, mas também alguns vizinhos.            

É, porem, com a relação dos efeitos do terramoto de 1755, elaborada pelo pároco de Minde, que nos aparece a designação actual de SERRA DE SANTO ANTÓNIO.             Na primeira metade do seculo dezanove, mais precisamente cerca do ano de 1837, a até então humilde localidade da Serra de Santo António viu-se projetada a nível nacional. Isto porque dois frades egressos do convento do Varatojo, em Torres Vedras, após o encerramento do mesmo pelo decreto de Joaquim António de Aguiar, de 28 de Maio de 1834, ali se refugiaram: um, Frei José da Conceição, natural do lugar, perseguido pela justiça, acusado de ter escondido os valores do convento antes de sair; outro, Frei Manuel da Conceição, por fervor apostólico e solidariedade para com o colega e amigo.            

Foi este Frei Manuel, que, por volta de 1837, abriu uma escola de ensino secundário, na Serra de Santo António, onde residia. Seis anos mais tarde, resolvidos os problemas com a justiça, juntou-se-lhe Frei José como docente. A escola chegou a ter uma frequência de cerca de 100 alunos, vindos de todo o país. Terminou em 1875 com a morte de Frei Manuel e o regresso de Frei José ao convento.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia

O Centro Ciência Viva de Constância é um Parque de Astronomia situado estrategicamente no Alto de Santa Bárbara, nos arredores de Constância, de onde se pode observar um céu noturno de grande qualidade, uma vez que está fora das zonas de poluição luminosa.
Com uma área total de 10 000 m 2 , o Centro tem um Parque de Astronomia com uma vista panorâmica sobre a paisagem envolvente, que contém oito módulos interativos de exterior, um planetário, um laboratório de heliofísica, um anfiteatro e cinco cúpulas de observação astronómica.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Alto de Santa Bárbara, Via Galileu Galilei, 817
2250 - 100 Constância
GPS: 39.4949073792, -8.3238334656
(+351) 249 739 084

Horários:
terça a sexta: 10h00 - 13h00 e 14h30 - 18h00
sábado: 15h00 - 19h00 e 21h00 - 23h00
domingos e feriados: 15h00 - 19h00

Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia

Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

O Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio situa-se em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, junto à nascente do rio Alviela. Aberto ao público desde 15 de dezembro de 2007, o edifício e o espaço expositivo foram recentemente requalificados, mantendo o enquadramento na paisagem natural envolvente.

O Centro funciona como um observatório do Maciço Calcário Estremenho e, em particular, das colónias de morcegos que aí habitam.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Praia Fluvial dos Olhos d´Água do Alviela
2380 - 450 Alcanena
GPS: 39.4454879761, -8.7103929520
(+351) 249 881 805

Horários:
Horário de inverno: 10h00 - 18h00 (terça a domingo)
Horário de verão ( maio a 30 de setembro): 10h00 - 18h00 (terça a sexta); 11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.