Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Moitas Venda - Municipio de Alcanena

Menu da Freguesia

Moitas Venda é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcanena, com 6,75km de área e 866 habitantes (2011) . Densidade: 128,3 hab/km.


A freguesia de Moitas Venda, criada a 11 de Abril de 1925, está situada entre a Serra de Aire e Serra dos Candeeiros onde se encontra o Cabeço de Santa Marta. A freguesia engloba o lugar de Casais Robustos. O Cabeço de Santa Marta, a norte do Concelho de Alcanena, é um dos mais belos miradouros do Ribatejo. Do alto de Santa Marta, Moitas Venda oferece um magnífico panorama. Estendem-se os olhos na paisagem e adivinha-se o Tejo num horizonte de encanto. Moitas Venda é, assim, uma terra privilegiada. Neste cabeço fica a Capela de Santa Marta, uma ermida que resta do povoado onde ermitões e outros habitantes viveram e cultivaram pastos e cereais. Esta capela remonta aos u00faltimos tempos da Idade Média. De construção modestíssima e praticamente desprovida de estilo, possui, no entanto, azulejos associados a um precioso painel com a figura de Santa Marta pisando um dragão, peça de arte sacra antiquíssima e de valor inestimável.


Além da sua componente agrícola (oliveira e figueira), a economia da freguesia conta já com algumas indu00fastrias como curtumes, têxteis e oleados (Casa Gonçalves), sendo de destacar ainda uma Feira Franca Anual em Moitas Venda, com mais de meio século. Também o artesanato é marcado pela indu00fastria de peles: actualmente, são produzidos artesanalmente vários artigos em pele.


De destacar, ainda, na freguesia de Moitas Venda, o miradouro natural do Cabeço de Santa Marta, de onde se pode admirar a belíssima paisagem das lezírias do Tejo. Este aprazível local é servido por um Parque de Merendas, à disposição do visitante.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.