Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Bem Vindo à
Freguesia de União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana

Freguesia de União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana - Municipio de Alcácer do Sal

Menu da Freguesia

A União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria e Santiago) e Santa Susana tem uma área de 916 km2 e uma população residente de 9.033 pessoas (dados Instituto Nacional de Estatística – Carta Administrativa Oficial de Portugal 2012).

 Esta nova freguesia engloba realidades bastante diversas, unindo a área urbana da cidade de Alcácer do Sal, onde vive a maior parte da população do concelho, a áreas rurais de povoamento disperso e pequenos aglomerados.

 Entre as atividades económicas, destaque para a agricultura e pecuária, hotelaria, comércio e serviços, pequenas e médias unidades industriais.

 Realce ainda para os sectores de correaria e doçaria, com relevo no que toca à identidade da cidade de Alcácer do Sal, assim como a produção de mel (na área de Santa Susana), sal, arroz e pinhão e a extração de cortiça.

Ao nível do património, destacam-se, na cidade de Alcácer do Sal, as igrejas de Santiago, de Santo António (com a capela das as Onze Mil Virgens), de Santa Maria do Castelo, da Misericórdia e do Espírito Santo; o Santuário do Senhor dos Mártires, o Castelo de Alcácer do Sal, a Cripta Arqueológica e o Fórum Romano, bem como o Solar dos Salemas, que alberga a Biblioteca Municipal, e a emblemática ponte metálica sobre o Sado.

 Realce também para as igrejas de Nossa Senhora do Monte (Vale de Guizo) e Palma; a Vila Romana de Santa Catarina de Sítimos; o teatrinho e a igreja de Santa Susana, a feitoria fenícia de Abul.

 Esta freguesia abrange igualmente extensas áreas de sapal, riquíssimas em avifauna, pertencentes à Reserva Natural do Estuário do Sado.

 A nível gastronómico, realce para a pinhoada, doce emblemático de Alcácer do Sal e para os pratos com raízes alentejanas e inspiração costeira.

 Realiza-se aqui um mercado mensal (1º sábado de cada mês) e duas feiras anuais: a PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas (no final de Junho) e a Feira Nova (1º sábado de Outubro), a que se somam pequenas festividades em aldeias próximas.

 Pertencem a esta freguesia as localidades: Pinheiro; Palma; Quinta do Ouvidor; Monte Novo de Palma; Alberge; Montevil; Cachopos; Monte Novo do Sul; Batalha; Montalvo; Foros de Albergaria; Albergaria; Castelo Ventoso; Arez; Vale de Guizo; Santa Catarina; Santa Susana; Barrancão; Foros Corte Pereiro; Pego do Altar e Vale de Figueiras.


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal

O Centro Ciência Viva do Lousal está instalado num edifício que servia de apoio à antiga Mina do Lousal. Aqui, funcionavam o Gabinete de Geologia, o Armazém do Óleo, a Casa do Ponto, a Casa das Lanternas, a Casa dos Equipamentos de Trabalho e o Balneário para os mineiros.

O edifício – que continua bem presente na memória dos habitantes do Lousal – foi transformado num moderno Centro de Ciência, que apresenta exposições interativas e dinamiza atividades de ciência e tecnologia.

O Centro funciona ainda como polo interpretativo do complexo de arqueologia industrial da antiga mina.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Av. Frédéric Velge
7570 - 006 Lousal
GPS: 38.0352401733, -8.4251079559
(+351) 269 750 520/2

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a domingo)

Saber mais sobre Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.