Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Moita - Municipio de Moita

Menu da Freguesia

A Moita é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 17600 habitantes.

 

É sede de um município com 55,26km de área e 66029 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte, através de baixios do estuário do Tejo, pela área principal do município do Montijo, a nordeste também pelo Montijo, a sudeste e sul por Palmela e a oeste pelo Barreiro.

 

O rio Tejo é o berço desta vila com origem num grupo de lenhadores, carvoeiros e salineiros, que no século XIV, se fixou nesta margem. Desde então, e até ao século XIX, as atividades ribeirinhas como a extração de sal, o transporte de produtos e pessoas entre esta margem e a cidade de Lisboa e a construção naval impuseram-se como a principal base de sustento económico da população, sendo o Cais da Moita o coração da vila onde fervilhavam novidades, chegavam e partiam carroças, embarcavam e desembarcavam gentes e mercadorias, numa movimentação diária cadenciada apenas pelo ritmo das marés.

 

A malha urbana do núcleo antigo da Moita, em frente ao Cais, estrutura-se a partir de um rua direita, paralela à margem, de onde partem enfiamentos transversais em direção ao esteiro, ligando os mais importantes locais: o Cais, a Igreja de Nª Sr.ª da Boa Viagem e o altar de Nª Sr.ª da Piedade, todos construídos às custas dos “marítimos”.

 


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal

O Centro Ciência Viva do Lousal está instalado num edifício que servia de apoio à antiga Mina do Lousal. Aqui, funcionavam o Gabinete de Geologia, o Armazém do Óleo, a Casa do Ponto, a Casa das Lanternas, a Casa dos Equipamentos de Trabalho e o Balneário para os mineiros.

O edifício – que continua bem presente na memória dos habitantes do Lousal – foi transformado num moderno Centro de Ciência, que apresenta exposições interativas e dinamiza atividades de ciência e tecnologia.

O Centro funciona ainda como polo interpretativo do complexo de arqueologia industrial da antiga mina.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Av. Frédéric Velge
7570 - 006 Lousal
GPS: 38.0352401733, -8.4251079559
(+351) 269 750 520/2

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a domingo)

Saber mais sobre Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.