Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Torre de Dona Chama - Municipio de Mirandela

Menu da Freguesia

Torre de Dona Chama é uma vila e uma freguesia portuguesa do concelho de Mirandela, com 27,65km de área e 1105 habitantes (2011). Densidade populacional: 40hab./km.


Situada na fronteira nordestina do concelho de Mirandela, a freguesia de Torre de Dona Chama é limitada a Oeste pelo Rio Tuela, que a separa a sudoeste de Vale de Gouvinhas, a Este de Fradizela e confinado com a noroeste com São Pedro Velho. A nordeste surge representado o concelho de Macedo de Cavaleiros, sucedendo-se as freguesias de Lamalonga Vilarinho de Agrochão e Arcas até se encontrar, definindo no limite Sul, a mirandelense Mu00farias.


Torre de Dona Chama foi vila e sede de concelho entre 1287 e 1855. O concelho era constituído pelas freguesias de Mu00farias, Vilares, Fradizela, São Pedro Velho, Torre de Dona Chama, Vale de Gouvinhas, Fornos de Ledra, Guide, Meles, Regodeiro, Vale de Prados de Ledra e Lamalonga. Tinha, em 1801, um total de 2601 habitantes.


Após as primeiras reformas administrativas do liberalismo passou a integrar também as freguesias de Vale de Telhas, Aguieiras, Arcas, Espadanedo, Ferreira, Murçós, Vilarinho de Agrochão, Vilarinho do Monte, Bouça do Nunes, Ala, Agrochão e Ervedosa. Tinha, em 1849, um total de 6883 habitantes.


Voltou a obter a categoria de vila em 1989, em Lei aprovada na Assembleia da Repu00fablica a 30 de Junho.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!