Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Carrapatas - Municipio de Macedo de Cavaleiros

Menu da Freguesia

Carrapatas é uma freguesia portuguesa do concelho de Macedo de Cavaleiros, com 6,70km de área e 197 habitantes (2011). Densidade: 29,4 hab/km.


Carrapatas, freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros, situa-se numa zona próxima da ribeira de Carvalhais, a cerca de quatro quilómetros da sede concelhia, tendo como freguesias limítrofes Macedo de Cavaleiros, Amendoeira, Cortiços, Vale Benfeito e Grijó de Benfeito.


Pinho Leal, na obra Portugal Antigo e Moderno, descreve a freguesia da seguinte forma: u201cSituada em uma baixa, povoada de muitas árvores frutíferas e silvestres e vendo-se daqui Vale Benfeito, Grijó, Vilar do Monte e a serra de Monte Mel. (.,,) A água de Fonte Santa trás às vezes petróleo. Dizem que cura moléstias cutâneas".


O topónimo Carrapatas teve origem, de acordo com o Abade de Baçal, no termo zoológico u201ccarrapatou201d ou no botânico u201ccarrapateiro", sendo um nome muito usual no Nordeste Transmontano.


A actual freguesia pertenceu, até ao ano de 1853, ao concelho de Cortiços e, a partir de então transitou para o de Macedo de Cavaleiros.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!