Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Almancil

Freguesia de Almancil - Municipio de Loulé

Menu da Freguesia

Almancil (ou Almansil) é uma freguesia portuguesa do concelho de Loulé , com 62,30km de área e 10 677 habitantes (2011). Densidade: 171,4 hab/km.

 

Segundo muitos autores, o termo "Almansil" é incorrecto, defendendo-se a forma Almancil, com c, porque teria origem no termo árabe "Almançal" ("estalagem"). Há quem defenda, contudo, que o nome provém da palavra, também árabe, "Almansil" (curso de água). Localizada na orla costeira do Concelho de Loulé, Almancil é freguesia desde 1836. Com o desenvolvimento desta localidade nas primeiras décadas do século XIX é extinta a freguesia de São João da Venda e o seu território dividido entre os concelhos de Faro e Loulé. É então criada a freguesia de S. João Batista de Almancil a partir de parte do território de São João da Venda e de parte do território da freguesia de São Clemente. É, no entanto, a partir da década de 70 do século XX que, devido ao fluxo turístico direcionado para o Algarve, esta freguesia começa a crescer significativamente em população. Por esse motivo, em 18 de Dezembro de 1987, a localidade de Almancil, sede da freguesia, é elevada à categoria de Vila. A ocupação do território que hoje constitui a Freguesia de Almancil remontará ao Paleolítico, tendo sido aí recolhidos alguns vestígios arqueológicos datados desta época. No entanto, os mais importantes vestígios arqueológicos identificados na freguesia datam do período romano, sendo reconhecidos vestígios desta época em locais como São João da Venda, Ludo e Quinta do Lago, este u00faltimo com ocupação também do período islâmico. No século XVI Alexandre Massai, ao serviço da coroa portuguesa, realiza o levantamento das fortalezas costeiras do Algarve e é a partir desse documento que se conhece a planta do forte de Farrobilhas, antiga fortificação existente na freguesia de Almancil e da qual hoje não restam vestígios, destruídos devido ao avanço da linha de costa. As visitações da ordem de Santiago, em meados do século XVII, mencionam ainda a existência da Ermida de Nossa Senhora de Farrobilhas, atualmente destruída. No século XVIII, a reconstrução da Ermida de São Lourenço, então arruinada, em cumprimento de uma promessa feita ao santo pela população e com a ajuda de esmolas dos fiéis, trouxe novo impulso à vida religiosa da comunidade. O templo, que quase não sofreu com o terramoto de 1755, torna-se um dos mais importantes da região, afluindo a esta igreja grande quantidade de fiéis no dia 10 de Agosto, dia da festa de São Lourenço. Esta é uma igreja notável sobretudo pelo revestimento azulejar, que retrata a vida do santo em oito painéis figurativos que revestem as paredes. A cu00fapula, totalmente forrada a azulejos da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes, é u00fanica em Portugal. O edifício foi declarado Imóvel de Interesse Público em 1946.

 

 


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Centro Ciência Viva de Lagos

O Centro Ciência Viva de Lagos está instalado num antigo solar setecentista, de traça pombalina, sobranceiro à zona ribeirinha da cidade. A exposição interativa “Do astrolábio ao GPS” explora conceitos relacionados com a navegação, desde os tempos dos descobrimentos até à atualidade. O Centro tem ainda um jardim com módulos interactivos dedicados aos mais novos e um pequeno auditório ao ar livre. É comum encontrar a equipa do Centro em saídas de campo de geologia e paleontologia, pela cidade ou pelas praias vizinhas.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua Dr. Faria e Silva, 34
8600 - 734 Lagos
GPS: 37.1035346985, -8.6732215881
(+351) 282 770 000

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a domingo, incluindo feriados)

Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Lagos

Centro Ciência Viva de Tavira

O Centro Ciência Viva de Tavira está localizado no antigo Convento do Carmo, que começou a ser construído em 1745 e foi desativado em 1834, antes de estarem concluídas as obras.

O espaço ocupado pelo centro de ciência estava destinado a ser capela do convento, mas nunca chegou a ser utilizado como tal. Foi tribunal, asilo de crianças, escola de pesca e escola preparatória. Hoje, acolhe um centro de ciência dedicado aos temas da água e energia, que tem um fascínio especial pela Ria Formosa.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Largo do Carmo
8800-311 Tavira
GPS: 37.1294059753, -7.6465587616
(+351) 281 326 231

Horários:

10h00 - 18h00 (terça a sábado)
Horário de Verão (15 julho a 15 setembro):
10h00 - 19h30 (terça a domingo)

NOTA: O Centro está aberto em alguns domingos. Consulte o site.

Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Tavira

Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

O Centro Ciência Viva do Algarve está situado nas margens da ria Formosa, junto à Doca de Faro. O edifício, de arquitetura industrial do início do século XX, foi uma antiga central de produção elétrica, que funcionou entre 1916 e 1957. Foi quartel de bombeiros e, em 1997, tornou-se o primeiro Centro Ciência Viva do país.

O tema principal do centro é o mar e o seu ex-libris é o “apalpário”, um aquário aberto onde é possível tocar e interagir com espécies que habitam as zonas entremarés da Ria Formosa. Tem ainda uma exposição multidisciplinar com módulos sobre astronomia, geologia, a luz e os sentidos, uma estufa com culturas de hidroponia e aeroponia e um terraço onde é possível observar o sol e as aves que habitam a ria.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua Comandante Francisco Manuel
8000 - 250 Faro
GPS: 37.0127487183, -7.9356689453
(+351) 289 890 920

Horários:

Terça a domingo: 10h00 - 18h00
Está aberto aos feriados.

Saber mais sobre Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados