Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de São Bento do Mato - Municipio de Évora

Menu da Freguesia

São Bento do Mato, também denominada Azaruja é uma freguesia portuguesa do concelho de Évora, com 66,55km de área e 1 151 habitantes (2011). Densidade: 17,3 h/km. A sede da freguesia situa-se na vila de Azaruja. Faz parte desta freguesia o aglomerado populacional das Courelas da Azaruja.


A freguesia de São Bento do Mato parece ter origem no século XVI, data em que o seu território terá sido separado da vizinha freguesia de São Miguel de Machede. Pertenceu ao extinto concelho de Evoramonte até cerca de 1836, data em que transitou para o município de Évora.


A vila de Azaruja começou a ter importância na segunda metade do século XVIII, no local situado a cerca de dois quilómetros da igreja paroquial. Aí se desenvolveu a indu00fastria corticeira, que ainda hoje é a principal actividade da vila. A Azaruja teve efemeramente, durante o século XIX, o nome de Vila Nova do Príncipe. Para o desenvolvimento populacional da freguesia contribuiu também, no final do século XIX, o Conde de Azarujinha, que aforou as suas propriedades em courelas, dando origem à fixação de rendeiros. Nesta situa-se também o antigo Santuário de Nossa Senhora do Carmo, que até às duas primeiras décadas de 1900 foi um importante centro de peregrinações. Os principais acontecimentos desta freguesia são as Festas do Divino Espírito Santo (Maio/Junho) e a Feira Anual (2u00bafim-de-semana de Setembro). São Bento do Mato é a mais populosa e desenvolvida freguesia rural do termo de Évora.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Estremoz

O Centro Ciência Viva de Estremoz ocupa o antigo convento de S. João da Penitência, mais conhecido por Convento das Maltezas. Classificado como Monumento Nacional, trata-se de um edifício quinhentista de estilo gótico-manuelino, cuja construção faz uso de materiais regionais, com destaque para o mármore de Estremoz.

O tema principal do Centro Ciência Viva de Estremoz é o funcionamento do nosso planeta, visto na perspetiva dos geólogos, dedicando uma especial atenção ao contexto geológico da região. O Centro tem uma parceria científica com a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, através do Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais e do Instituto de Ciências da Terra.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Espaço Ciência, Convento das Maltezas
7100 - 513 Estremoz
GPS: 38.8428421021, -7.5855259895
(+351) 268 334 285

Horários:

10h00 - 18h00 (terça a domingo).
Encerra nos feriados.

Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Estremoz

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Publicado em: 2018-11-06

Entidade Recrutadora:
GI Group
Oferta na região de:
Évora

TAGS: Indústria e Manufacturação
Publicado em: 2018-11-06

Entidade Recrutadora:
GI Group
Oferta na região de:
Évora

TAGS: Indústria e Manufacturação
Publicado em: 2018-11-06

Entidade Recrutadora:
GI Group
Oferta na região de:
Évora

TAGS: Limpezas