Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Pega - Municipio de Guarda

Menu da Freguesia

Pega (por vezes também grafada Pêga) é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 10,63km de área e 161 habitantes (2011). A densidade populacional é de 15,1 hab/km.



Situada na zona sudeste do concelho da Guarda, faz fronteira com as povoações de Adão e de Carvalhal Meão, assim como com o concelho do Sabugal. Encontra-se a 22km da sede do concelho.


De acordo com o censo de 2001, Pega apresenta cerca de 330 habitações. As mais antigas foram construídas em pedra, tendo muitas delas já sido recuperadas e modernizadas. A povoação de Monte Vasco é anexa à de Pega, possuindo cerca de 30 habitantes. Ambas as localidades são servidas por transportes pu00fablicos .


Possui uma associação recreativa, de seu nome "Associação cultural, recreativa e desportiva de Pêga". Dispõe ainda de um salão de festas, de um pavilhão polidesportivo, de um restaurante e de uma bomba de gasolina.


As atracções turísticas principais são a igreja matriz, as capelas de Nossa Senhora de Fátima e do Divino Espírito Santo, um chafariz e uma fonte antigos, um nicho dedicado a Nossa Senhora dos Caminhos e as casas antigas.


A aldeia é atravessada pela estrada nacional 233, que a liga à Guarda e ao Sabugal.


Em agosto de 2009, um incêndio de grandes dimensões deflagrou nas imediações da aldeia, numa zona de mato. Foi circunscrito com a intervenção de várias dezenas de homens e também de meios aéreos.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

VEJA TAMBÉM!