Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Curalha

Freguesia de Curalha - Municipio de Chaves

Menu da Freguesia

Curalha é uma freguesia portuguesa do concelho de Chaves, com 782 ha de área e 469 habitantes (2011).

 

Curalha dista aproximadamente seis quilómetros da cidade de chaves. Fica situada na margem direita do rio Tâmega, perto de uma zona de terras férteis.

 

A sua origem remonta à época celta, da qual existem ainda muitos vestígios, principalmente o Castro da Curalha, sendo o mais bem conservado do concelho, e, junto do qual existe um frondoso pinheiro manso. Testemunha da época pré-romana o castro domina o rio Tâmega, a larga zona de terras férteis de Curalha e a antiga estrada Romana de Chaves a Braga (hoje N131). Deste castro fazem parte muralhas e casas semi-construídas. Nesta zona também apareceram moedas, objectos de bronze e cerâmica, mós, tégulas, contas etc. Todos estes achados foram entregues ao Museu da Região Flaviense.

 

Sobre o rio Tâmega existe uma ponte de granito chamada de Poldrado de Curalha (poldras ou passadiço), que está muito bem conservada e serve as povoações e os animais para passarem o rio.

 

Quanto à toponímia da freguesia, os autores não chegam a consenso, enquanto uns a relacionam com o nome de uma u201crica-donau201d que aí terá vivido, outros acham que é uma referência ao povoamento muralhado.

 

Distância a Chaves: 7 Km
Nº de Eleitores: 528
Área/Km2: 9,13

Orago

Santo André

Festas e romarias

Santo André (30 de Novembro)

Património cultural e edificado

Igreja matriz, Capela do Pilar, Castro de Curalha, Poldrado de Curalha, Nicho do Senhor das Almas, ponte do comboio e moinhos de água

Gastronomia

Presunto, fumeiro, folar, pão de centeio e vinho




Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados