Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Pinhal do Norte - Municipio de Carrazeda de Ansiães

Menu da Freguesia

Pinhal do Norte é uma freguesia portuguesa do concelho de Carrazeda de Ansiães, com 16,82km de área e 263 habitantes (2011). Densidade: 15,6 hab/km.


Pertence ao distrito de Bragança. Dista da sede de concelho, aproximadamente, 8km. Tem como anexas as aldeias de Brunheda, Felgueiras e Sentrilha.


A sua georeferenciação localiza-se para oeste da sede de concelho, numa encosta à direita da estrada nacional 314-1 que passa pela freguesia de Pombal em direcção a Brunheda, ligando os concelhos de Murça e de Mirandela, respectivamente, nos distritos de Vila Real e Bragança, após atravessar uma ponte sobre o rio Tua na margem esquerda deste.


A sua génese histórica é muito antiga, pois está, interligada à antiga Vila de Ansiães. Esta Vila e Castelo de Ansiães, teve foral dado pelo rei Fernando I, o Magno, antes da fundação da nacionalidade portuguesa na célebre Conferência de Zamora no ano de 1143, graças à reconquista de terras aos mouros aquando da Reconquista Cristã. O foral, está redigido em latim, mas não está datado. Porém, considerando que este monarca leonês governou entre 1055 e 1065, logo a carta foraleira é anterior à instituição de Portugal como reino. Aquela vila, era constituída intra e extra-muros. Na parte extra-muros foi criada uma vigararia do reitor da freguesia de Marzagão que pertencia à Comenda de S. João Baptista no termo daquela Vila. Por isso, era a esta Comenda que a freguesia de Pinhal do Norte pertencia. Embora o povoamento daquela vila seja muito mais antigo, remonta certamente à época pré-histórica, possivelmente, ao período da civilização castreja, a avaliar pelo numeroso espólio arqueológico que se tem encontrado, graças aos estudos desenvolvidos.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!