Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Salsas - Municipio de Bragança

Menu da Freguesia

Salsas é uma aldeia e freguesia portuguesa do concelho de Bragança, com 26,12km de área e 389 habitantes (2011). Densidade: 14,9 hab/km.


Antiga freguesia de S. Nicolau de Salsas, reitoria da apresentação do arcebispo de Braga. Em 1839 pertenceu ao concelho de Bragança, em 1840 ao de Izeda, extinto por decreto de 24 de Outubro de 1855, pelo qual passou para o de Bragança.


O nome desta freguesia não tem relação alguma com salsa - planta. Salsa era um utensílio usado nos mosteiros. É composta pelos seguintes lugares: Chãos, Fernande, Freixeda, Moredo, Salsas,sede de freguesia e Vale Nogueira. É terra de centeio e castanha.


Em tempos antigos existiu um importante centro de manufacturação da telha, embora fosse de forma artesanal. A telha produzida era utilizada na construção de casas de habitação e outros e edifícios necessários ao desenvolvimento individual como de toda a comunidade e da região, já que a telha era adquirida pelas outras comunidades próximas destes centros de elaboração.


Nestes centros, os quais era uma área considerável, realizava-se todo o processo de produção. Desde a preparação da matéria-prima u201co barrou201d onde era limpo das grandes impurezas e amassado manualmente ou utilizando animais de trabalho de grande porte no caso bovinos. Seguidamente era elaborada a telha em moldes predefinidos, passava para a fase de secagem onde aguardava o tempo necessário. Posteriormente ia para a cozedura em fornos, estes também construídos artesanalmente, ai a telha cozia nestes fornos aquecidos a lenha ou em madeira seleccionada para obter a melhor temperatura.


Findo este processo e depois de os fornos arrefecerem a telha era retirada e colocada num espaço amplo e plano chamado u201ceirau201d em empilhadores ou u201cpilhasu201d em contagens doseadas para ser vendida e levada para os seus diversos destinos.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

VEJA TAMBÉM!