Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Pontos de Interesse na Freguesia de Barrosa

Freguesia de Barrosa - Municipio de Benavente

Menu da Freguesia

A Freguesia de Barrosa pertence ao Concelho de benavente, no Distrito de Santarém; o seu orago é Nossa Senhora de Fátima, celebrada anualmente nos meses de julho e agosto.

O seu topónimo está relacionado com a estrutura geológica do local, abundante em barro. A Freguesia esteve durante grande parte da sua história anexa à Freguesia de Benavente, que deve a sua origem a um núcleo de colonos estrangeiros que se fixou na margem sul do tejo, ao mesmo tempo que outros dois núcleos se fixaram um na margem direita e outro na penísula da Arrábida. A vinda destes estrangeiros obedecia a um plano de D. Sancho I, de povoar as terras conquistadas aos mouros, realizando assim a sua ocupação efetiva. O lugar de Barrosa surge mencionado em documentação oficial antes de 1499. Toda esta região se designava anteriormente por montes: Monte da Quinta de s. Brás da Roeira, Monte do Olival, Monte do Zambujeiro, Monte do Gato e Monte da Parreira. A Freguesia da Barrosa gozou dos privilégios de Benavente, dados pelos forais, o primeiro de D. Paio ou Plágio, mestre da ordem militar de Évora, em 25/03/1200 e confirmado por D. Sancho em 1218; o segundo foral dado por D. Manuel I a 16/01/1516. Barrosa viu-se administritivamente independente da Freguesia de Benavente em 23/05/1988. Foi encontrado nesta Freguesia, há alguns anos, um massame de tijolos formando um cano com mais de um metro de altura do que se presume que poderá aqui ter existido um povoamento anterior. Do património cultural e edificado destaca-se a capela de S. Brás. Ao longo dos anos esta Freguesia tem sofrido uma progressiva evolução populacional que praticamente duplicou desde meados do século XVIII. Relativamente às atividades económicas, dedicavam-se essencialmente à agricultura e à pecuária, destacando-se o cultivo do trigo, milho e arroz. Nas zonas mais altas abundam os sobreiros, pinheiros, eucaliptos, oliveiras e árvores de fruto, que para além de constituírem uma vasta e agradável área florestal, são também uma importante fonrte de rendimento.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia

O Centro Ciência Viva de Constância é um Parque de Astronomia situado estrategicamente no Alto de Santa Bárbara, nos arredores de Constância, de onde se pode observar um céu noturno de grande qualidade, uma vez que está fora das zonas de poluição luminosa.
Com uma área total de 10 000 m 2 , o Centro tem um Parque de Astronomia com uma vista panorâmica sobre a paisagem envolvente, que contém oito módulos interativos de exterior, um planetário, um laboratório de heliofísica, um anfiteatro e cinco cúpulas de observação astronómica.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Alto de Santa Bárbara, Via Galileu Galilei, 817
2250 - 100 Constância
GPS: 39.4949073792, -8.3238334656
(+351) 249 739 084

Horários:
terça a sexta: 10h00 - 13h00 e 14h30 - 18h00
sábado: 15h00 - 19h00 e 21h00 - 23h00
domingos e feriados: 15h00 - 19h00

Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia

Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

O Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio situa-se em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, junto à nascente do rio Alviela. Aberto ao público desde 15 de dezembro de 2007, o edifício e o espaço expositivo foram recentemente requalificados, mantendo o enquadramento na paisagem natural envolvente.

O Centro funciona como um observatório do Maciço Calcário Estremenho e, em particular, das colónias de morcegos que aí habitam.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Praia Fluvial dos Olhos d´Água do Alviela
2380 - 450 Alcanena
GPS: 39.4454879761, -8.7103929520
(+351) 249 881 805

Horários:
Horário de inverno: 10h00 - 18h00 (terça a domingo)
Horário de verão ( maio a 30 de setembro): 10h00 - 18h00 (terça a sexta); 11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados