Menu da Freguesia
CHAMUSCA
A Chamusca foi feita vila e sede Concelho, por alvará de 1561, na regência de D. Catarina. Pertenceu à casa dos Silvas, cujo leão rampanteconserva no seu brasão de armas. A partir de 1643 passou a integrar o património da casa das Rainhas, tendo-se mantido nessa situaçãoaté à época liberal. Intimamente ligada à história de Portugal por numerosas efemérides, a Vila da Chamusca é, do ponto de vistaurbanístico, uma povoação interessante.A Junta de Freguesia da Chamusca atenta a estas particularidades e nunca perdendo de vista a melhoria das condições e qualidade de vida da população, desenvolveu e concretizou ao longo dos anos uma série de obras harmoniosas com a Terra Branca tal como: as Escadinhas e Largo da Senhora do Pranto, Escadinhas e arranjos no Monte do Bonfim. Nestes locais alcançam-se a vista sobre a Lezíriaque são das mais vastas e mais deslumbrantes de Portugal. A Terra Branca, preserva alguns edifícios e pormenores apreciáveis e um traçado urbano aliciante que merece a visita a pé.
A Junta de Freguesia da Chamusca tem procurado contribuir com diversas acções no sentido de valorizar este aspecto.
Profundamente ligada ao trabalho da terra e à criação de gado, a Chamusca tem na Semana da Ascensão e na festa de toiros duas dasmais significativas e mais belas expressões da sua identidade rural. A Junta de Freguesia da Chamusca tem estado desde a primeira horana dinamização da Semana da Ascensão. Os jovens e a terceira idade têm sido considerados como factores importantes da vida local.
A Junta de Freguesia da Chamusca presta diversos serviços à população, melhorou a sede, para assim melhor servir, para além das obrasnecessárias informatizou toda a sua actividade. O apoio ao sector do ensino, a associações culturais e desportivas da Vila tem sido umarealidade, assim como o apoio ás familias e ocupação de tempos livres para crianças, jovens e idosos.
A Junta de Freguesia da Chamusca embora esteja limitada por razões orçamentais tem efectuado junto da Câmara Municipal daChamusca várias acções e diligências no sentido de melhorar os diversos sectores da vida local. Os resultados têm surgido também desteesforço e intervenção.
Hoje pensamos como sempre pensámos, que deve haver mais humanismo e trabalho dinâmico em prol do desenvolvimento e bem estarda população, devendo presentemente a autarquia estar voltada para o futuro, mas nunca esquecendo para isso os valores do passado.
Caracterização da Freguesia
A Chamusca é uma freguesia portuguesa do concelho da Chamusca, sendo também a sede de concelhia com 35,30 km² de área e 3 659 habitantes (2001), numa densidade de 103,7 hab/km².
Orago: São Brás
Área da Freguesia: 35,30 Km²
População: 3.659 habitantes (3.246 Eleitores)
Densidade: 103,7 Hab. / Km²
Povoações: Chamusca (Vila)
Actividades Económicas:
Agricultura, Comércio, Indústria, Serviços
Artesanato: Latoaria, Cerâmica Pintada, Restauro de Móveis Antigos, Registos e Gravuras, Miniaturas e Brinquedos em Madeira e Cortiça, Rendas, Bordados...
Feiras: Mercado Municipal (aos Sábados)
Festas e Romarias: Eventos de Carnaval (Fevereiro), Procissão dos Fogaréus, Semana da Ascensão (Maio) e Festas Populares
Património Cultural e Edificado:
Biblioteca, Igrejas, Praça de Touros, Coreto, Centro Cultural, Teatro de Bolso, Cine-Teatro, Ludoteca, Piscinas, Núcleo Museulógico daFunerária, Campo de Futebol, Parques Lúdico-Desportivos, Pavilhão Gimno-Desportivo, Recintos Urbanos Adptáveis a ActividadesCulturais da Freguesia (Parque Municipal) e Posto de Turismo.
Ecologia e Paisagem: Fontanários, Jardins e Espaços Verdes, Miradouros, Zona Florestal,
Ribeira da Gamelinha, Ribeira de Arraiolos, Portos Fluviais e Zona Ribeirinha do Rio Tejo.
Gastronomia: Ensopado de Enguias, Couve a Sôco com Bacalhau Assado, Acorda de Sável, Feijoada à Lavrador, Sopa de Peixe, CabritoAssado à Moda do Ribatejo, Couves com Feijão e Peixe Frito do Tejo.
Docaria: Trouxas de Ovos, Lampreias de Ovos, Bolo de Mel, Filhós de Abóbora, Peixe Doce.
Colectividades: 1 Clube Futebol, 1 Clube de Basquetebol, 1 Rancho Folclórico, 1 Clube Agrícola, 1 Clube Columbófilo, 1 Grupo de Dadoresde Sangue Benévolos, 1 Grupo de Teatro, 2 Grupos de Forcados, 1 Grupo Dramático Musical. Associações: 1 Santa Casa da Misericórdia, 1 Ass. Caçadores, 1 Ass. Bombeiros, 1 Ass. Amigos da Ludoteca, 1 Ass. Hípica, 1 Casa do Povo, 1 Ass. Estudantes, 1 Ass. Pais, 1 ComissãoFabriqueira da Igreja Paroquial de S.Brás.
PINHEIRO GRANDE
Pinheiro Grande é uma freguesia do concelho de Chamusca, distrito de Santarém, de cuja sede dista cerca de 4 quilometros. Estafreguesia conquistou a sua autonomia corria o ano de 1230, tendo na altura apenas 10 residentes. Actualmente tem 1051 habitantes e uma área geográfica de 37,49 Km². Situa-se a nordeste da Vila de Chamusca, sendo composta pela aldeia de Pinheiro Grande e osseguintes lugares: Areolas, Favacal, Godinhas, Lamaceiras, Vale do Junco, Cabeças do Pinheiro, Vale da Vinha e o Convento.
A aldeia do Pinheiro Grande nasceu num outro lugar que se chama Igreja Velha, segundo a lenda, um dia, o Ribeiro do Casal Velho, depoisde uma grande enchente, transbordou e arrasou toda a povoação, ficando apenas terreno próprio para cultivo. Foi à volta da Igreja quenasceu a povoação de Pinheiro Grande que inicialmente se chamou Pinheira, porque no local havia uma Pinheira que, por ter secado, foimandada cortar pelo comendador D. João de La Cueva, em 12-02-1755. Media 19,5 varas de comprimento e 23 palmos de grossura no pé.
Esta freguesia tem duas áreas distintas: Os terrenos de aluvião na margem do Tejo e o planalto onde está construído o Miradouro de ondese avistam vários concelhos nossos vizinhos. Num espaço ecológico como o de Porto do Machado, na confluência do Ribeiro do CasalVelho com o Tejo, existem condições para a prática de desportos naúticos, bem como outras actividades ao ar livre, como é exemplo dissoa pesca e o lazer.
Actualmente as principais obras realizadas são: Parque de Merendas, Miradouro das Cabeças, várias obras na área do ambiente e vias de comunicação. As dificuldades encontradas são as naturais das de uma freguesia com poucos recursos financeiros e com muito para fazer. Mas há perspectivas num futuro próximo de um saneamento básico criando mais e melhor ambiente.
É nosso desejo, como umas das nossas acções culturais, que se mantenha e se possível engrandeça a actividade do Rancho Folclórico e Etnográfico.
Por estas razões não deixem de visitar Pinheiro Grande, dado que nesta freguesia há infra-estruturas na área da restauração quecertamente lhes agradam, para além de ser uma freguesia que gosta de receber os seus visitantes e tem condições de lhes proporcionarumas horas agradáveis...
Caracterização da Freguesia
O Pinheiro Grande é uma freguesia do concelho da Chamusca, distrito de Santarém, com
37,49 km² de área e 1.051 habitantes (2001). Dista da sede de concelhia cerca de 4 km.
Orago: Santa Maria do Pinheiro Grande
Área da Freguesia: 37,49 Km²
População: 1.051 habitantes (869 Eleitores)
Densidade: 32,7 Hab. / Km²
Povoações: Pinheiro Grande, Cabeças, Areolas, Favacal, Vale do Junco, Vale da Vinha, Bairro do Rato, Godinhas, Cabeças do Pinheiro e do Convento, Lamaceiras.
Actividades Económicas:
Agricultura, Comércio e Serviços
Artesanato: Trabalhos em Madeira; Rendas e Bordados
Festas e Romarias: Festa de Stª. Maria do Pinheiro Grande (Julho/Agosto), Festa do Rancho Folclórico , Marcha da Palmeira (Santos Populares), Noite de Cantares dos Reis (Janeiro), Enterro do Galo, Baile de Carnaval e da Pinha, Jogos Tradicionais de Verão(Agosto/Setembro)
Património Cultural e Edificado:
Igreja de Santa Maria, Capela de S. António, Capela da Quinta dos Arneiros, Capela da Quinta da Arrezima, Capela do Casal Morena, CasasSenhoriais, Convento de Santo António, Recinto de Festas, Salões de Festas de Ass. Locais, Campo de Futebol, Ponte Isidro dos Reis(conhecida como Ponte da Chamusca), Parque de Merendas e Percurso de Manutenção, Miradouro (Cabeças), Polivalente Desportivo.
Gastronomia: Bacalhau à ponte, Couve a soco, Porco preto grelhado, Couve com feijão, Arroz de tripas, Bolo ferradura e Arroz-doce
Colectividades: 1 Grupo Desportivo, 1 Rancho Folclórico Etnográfico, Associações Agricolas, 1 Sociedade de Instrução e Recreio, 1 Ass. Desolvimento Aldeia Pinheiro Grande, 2 Comissões Festas (SIRPG, Grupo Desportivo), 1 Comissão Paroquial P. Grande
Morada Delegação: Travessa da Pereira, n.º 4 - 2140-307 Pinheiro Grande
Telefone/Fax- 249 740369
Horário de Atendimento ao Público [dias úteis]
08h30 às 13h00 e 14h00 às 16h30
A Junta reunirá semanalmente ás Quintas-Feiras pelas 16.00 Horas, sendo a reunião ordinária realizada na última Quinta-Feira de cada mês.
Atendimento da População
Chamusca - Quintas-Feiras das 15.00 H ás 16.00 H
Pinheiro Grande - Quartas-Feiras das 14.00 H ás 15.00 H
Conteúdo Brevemente Disponível
Entidades Públicas Nesta Freguesia
Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia
Forças de Segurança Nesta freguesia
Empresas Nesta Freguesia
Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia
O Centro Ciência Viva de Constância é um Parque de Astronomia situado estrategicamente no Alto de Santa Bárbara, nos arredores de Constância, de onde se pode observar um céu noturno de grande qualidade, uma vez que está fora das zonas de poluição luminosa.
Com uma área total de 10 000 m 2 , o Centro tem um Parque de Astronomia com uma vista panorâmica sobre a paisagem envolvente, que contém oito módulos interativos de exterior, um planetário, um laboratório de heliofísica, um anfiteatro e cinco cúpulas de observação astronómica.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Alto de Santa Bárbara, Via Galileu Galilei, 817
2250 - 100 Constância
GPS: 39.4949073792, -8.3238334656
(+351) 249 739 084
Horários:
terça a sexta: 10h00 - 13h00 e 14h30 - 18h00
sábado: 15h00 - 19h00 e 21h00 - 23h00
domingos e feriados: 15h00 - 19h00
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia
Com uma área total de 10 000 m 2 , o Centro tem um Parque de Astronomia com uma vista panorâmica sobre a paisagem envolvente, que contém oito módulos interativos de exterior, um planetário, um laboratório de heliofísica, um anfiteatro e cinco cúpulas de observação astronómica.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Alto de Santa Bárbara, Via Galileu Galilei, 817
2250 - 100 Constância
GPS: 39.4949073792, -8.3238334656
(+351) 249 739 084
Horários:
terça a sexta: 10h00 - 13h00 e 14h30 - 18h00
sábado: 15h00 - 19h00 e 21h00 - 23h00
domingos e feriados: 15h00 - 19h00
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia
Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
O Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio situa-se em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, junto à nascente do rio Alviela. Aberto ao público desde 15 de dezembro de 2007, o edifício e o espaço expositivo foram recentemente requalificados, mantendo o enquadramento na paisagem natural envolvente.
O Centro funciona como um observatório do Maciço Calcário Estremenho e, em particular, das colónias de morcegos que aí habitam.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Praia Fluvial dos Olhos d´Água do Alviela
2380 - 450 Alcanena
GPS: 39.4454879761, -8.7103929520
(+351) 249 881 805
Horários:
Horário de inverno: 10h00 - 18h00 (terça a domingo)
Horário de verão ( maio a 30 de setembro): 10h00 - 18h00 (terça a sexta); 11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)
Saber mais sobre Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
O Centro funciona como um observatório do Maciço Calcário Estremenho e, em particular, das colónias de morcegos que aí habitam.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Praia Fluvial dos Olhos d´Água do Alviela
2380 - 450 Alcanena
GPS: 39.4454879761, -8.7103929520
(+351) 249 881 805
Horários:
Horário de inverno: 10h00 - 18h00 (terça a domingo)
Horário de verão ( maio a 30 de setembro): 10h00 - 18h00 (terça a sexta); 11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)
Saber mais sobre Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA
Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.
Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.
É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.
Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva