Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Algarvia - Municipio de Nordeste

Menu da Freguesia

Algarvia é uma freguesia portuguesa do concelho de Nordeste. Foi criada oficialmente em Junho de 2002, em conjunto com as vizinhas Santo António de Nordestinho e São Pedro de Nordestinho, por divisão da antiga freguesia do Nordestinho. Algarvia está ligada por estrada a Ribeira Grande e Nordeste. A agricultura é a principal actividade. Tem costa no Oceano Atlântico a norte.


Nossa Senhora do Amparo é a Padroeira da Algarvia. Todos os anos se realiza a festa em honra da padroeira no u00faltimo fim-de-semana de Julho.


Ainda se mantém a tradição da festa do Espírito Santo.


Esta freguesia fica junto do Pico da Vara, o ponto mais alto da ilha de São Miguel, com cerca de 1105 metros.


Possui dois miradouros, o Miradouro Despe-te Que Suas e o Miradouro da Vigia das Baleias.


Nesta freguesia foi lançando em 2007 um livro que fala um pouco da sua história e que apresenta mais de 70 dezenas de fotografias: "Sentir Algarvia", de Adélio Amaro.


O actual e primeiro presidente da Junta desta freguesia é Herculano Dutra.


Em frente à Igreja Paroquial existe um jardim com um coreto, onde está sediada a Filarmónica Estrela do Oriente.


A Filarmónica Estrela do Oriente foi fundada em 1878, pelo Padre Dinis Inácio Machado e tem vindo a marcar presença ao longo dos tempos em diversos eventos musicais, em todo o território português, contando também com algumas deslocações ao estrangeiro. As suas actuações são de elevado nível, contendo no seu repertório uma riquíssima recolha da nossa tradição musical, resultando inclusive no lançamento de um CD em 2004.


O seu actual maestro é Manuel Arruda Simões. É sob a batuta deste maestro compositor, que a Filarmónica Estrela do Oriente, interpreta diversos originais, dos quais se destaca o Hino da Freguesia de Algarvia.




Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Expolab - Centro Ciência Viva

O Expolab situa-se na Cidade da Lagoa, na Ilha de S. Miguel, a apenas 15 min de carro de Ponta Delgada. É gerido pela Sociedade Afonso Chaves e financiado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia. O Expolab tem como missão promover a cultura científica e o ensino experimental das ciências e organiza ao longo do ano várias atividades, tais como exposições, palestras, experiências laboratoriais, jogos e ateliês para todas as idades.

Morada:

Avenida da Ciência - Beta, 8
9560 - 421 Lagoa
GPS: 37.7494964600, -25.5792884827
(+351) 296 960 520

Saber mais sobre Expolab - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

ADQUIRIR CARTÃO

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!