Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Alpedrinha - Municipio de Fundão

Menu da Freguesia

Alpedrinha é uma freguesia portuguesa do concelho do Fundão, com 16,19km de área e 1 087 habitantes (2011). Densidade: 67,1 hab/km.


É constituída por uma vila, a sul da Serra da Gardunha. Está situada a 556 metros de altitude. Devido à sua beleza natural, reclinada numa encosta da serra, e ao seu património monumental é apelidada de "Sintra da Beira".


Foi sede de concelho entre 1202 e 1855. Era constituído pelas freguesias de Alpedrinha e Vale de Prazeres e tinha, em 1801, 1 703 habitantes. Após 1834, foram-lhe anexadas as freguesias de Atalaia do Campo, Castelo Novo, Lardosa, Orca, Póvoa de Atalaia e Soalheira. Tinha, em 1849, 7 318 habitantes.


Foi natural desta freguesia D. Jorge da Costa, o famoso Cardeal de Alpedrinha.


Atravessada pela EN 18 e junto à A23, tem carreiras diárias para Castelo Branco, Fundão e Covilhã, e uma Estação de caminho de ferro, na Linha da Beira Baixa, a 600 metros da Vila.


Possui vários equipamento sociais como, Estação dos CTT, Farmácia, Centro de Sau00fade, Posto de Combu00fastivel, Banco, estabelecimento de Ensino Secundário, Lar de Terceira Idade, Posto de GNR, Clube de Teatro e Museus.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.