Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Jardim do Mar - Municipio de Calheta (Madeira)

Menu da Freguesia

Começou o Jardim do Mar por ser um curato dependente dos Prazeres ou do Paul, parecendo que primeiramente foi curato filial dos Prazeres e depois do Paul do Mar, datando a sua criação do segundo quartel do século XVIII. É uma fajã de formação desconhecida e provavelmente anterior à descoberta da Ilha. A beleza do local, outrora manto de flores silvestres, estará na origem do nome e reflete-se em outros topónimos como o Sítio das Roseiras.

À beira-mar, onde outrora existiu uma Fonte, as ruínas do antigo engenho deste morgadio, com azulejos que serviram de revestimento aos tanques, são prova da riqueza açúcareira da freguesia. Marcas simbólicas do passado são também algumas chaminés prismáticas e o casario que rodeia a Igreja N. S. do Rosário.

Emoldurada pelo mar e constrangida pela rocha (onde parece terminar abruptamente), a freguesia preserva o sossego e a quietude seculares, espalhados no tipicismo das suas ruelas estreitas e no casario baixo, no geral de traça antiga, onde as chaminés ganham dimensão decorativa digna de nota pela variedade das suas formas.
Esta freguesia tem por limite as freguesias do Paul do Mar, Prazeres e Estreito da Calheta.


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.