Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Galeria de Fotos da Freguesia de Fonte do Bastardo

Freguesia de Fonte do Bastardo - Municipio de Praia da Vitória

Menu da Freguesia

Fonte do Bastardo é uma freguesia portuguesa do concelho da Praia da Vitória, com 8,90km de área e 1 278 habitantes (2011). Densidade: 143,6 hab/km. Localiza-se a uma latitude 38 Norte e a uma longitude 27 Oeste, estando a uma altitude de metro.


Freguesia cujo nome, afirmam alguns, provem de uma fonte que ali existia e que ficava nas terra de um homem de nascimento bastardo, filho de um nobre local.


Não se consegue apurar com exactidão a data em que foi constituída como freguesia independente. Refere Frei Diogo das Chagas que terá sido criada onde se encontrava a antiga Ermida de Santa Bárbara. O historiógrafo Ferreira Drummond afirma ter encontrado uma referência a esta localidade no testamento de uma Catarina da Silva, mulher de Gonçalo Anes de Mendonça, de 1531. Esta freguesia foi um dos primeiros povoados da ilha Terceira. Refere o padre e historiador açoriano António Cordeiro que no lugar de Santa Bárbara, como era inicialmente conhecida a freguesia, se instalaram indivíduos de origem nobre como João Bettencourt, João Cardoso, Cristóvam Paim e António Fonseca da Câmara.


Trata-se de um dos mais antigos povoados da ilha Terceira.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados