Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Pontos de Interesse na Freguesia de Lanheses

Freguesia de Lanheses - Municipio de Viana do Castelo

Menu da Freguesia

Lanheses (ou Santa Eulália de Lanheses) é uma freguesia portuguesa do concelho de Viana do Castelo, com 10,04km de área e 1 645 habitantes (2011) . Densidade: 163,8 hab/km.


Com estatuto de aldeia chegou a ser vila e sede de concelho, criado em 1793 com a designação de Vila Nova de Lanhezes, foi extinto em 1835 no âmbito de uma reforma administrativa nacional.


Localizada a leste do seu actual concelho, de Viana, faz fronteira com o concelho de Ponte de Lima. Tem como vizinhos as localidades de Fontão, a leste, Moreira de Geraz do Lima, a sul, Vila Mou, a oeste e Meixedo a norte. É atravessada pelo rio Rio Lima, fazendo parte então da região conhecida localmente por "Ribeira Lima".


Como freguesia eclesiástica, tendo como orago ou padroeira Santa Eulália, faz parte da administração do arciprestado da Vinha que antigamente pertencia até 1444 ao bispado de Tui, na Galiza, depois ao bispado de Ceuta, mais tarde ao arcebispado de Braga e que hoje está a cargo da diocese de Viana do Castelo.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados