Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Galeria de Fotos da Freguesia de Macieira de Cambra

Freguesia de Macieira de Cambra - Municipio de Vale de Cambra

Menu da Freguesia

Macieira de Cambra é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Vale de Cambra (município da área Metropolitana do Porto e da Região do Norte ) com 17,88km de área e 4 752 habitantes (2011). Densidade: 265,8 hab/km.


Foi sede de concelho entre 1514 e 1926. Nesse u00faltimo ano, o concelho de Macieira de Cambra foi extinto e criado o de Vale de Cambra em sua substituição, com sede na localidade desse nome.


Situada a dois quilómetros da sede de Município, Macieira de Cambra tem uma área de 17,88 Km2 e é atravessada pelos Rios Caima, Vigues, e vários córregos. A vila de Macieira de Cambra é de origem muito antiga, perdendo-se essas suas origens em tempos imemoriais. Recuar até à fundação da freguesia na pré-história é possível, muito embora não se possa datar com segurança os vestígios de ocupação humana, desses tempos tão remotos. Macieira de Cambra aparece mencionada em vários documentos medievais, tendo dado origem ao topónimo do concelho.



A primeira referência escrita acerca da freguesia encontra-se num documento de doação anterior à fundação da nacionalidade no qual, no ano de 992, Ordonho II de Leão e Castela dá estas terras ao Bispo D. Gomado do Mosteiro de Crestuma.


Pertencendo ao Julgado Medieval de Cambra, é mencionada nas Inquirições de D. Dinis onde se refere que na paróquia de Santa Maria de Macieira havia, no lugar deste nome, a "quintã" e paço de Afonso Pais, estendendo-se a honra a cinco casais; no lugar de Tagim, havia a "quintã" de Gonçalo Dias; no de Mulhudos, havia outra "quintã" que honrava toda a aldeia, compreendendo sete casais do mosteiro de Pedroso e no de padrastros existiam cinco casais de mosteiros, sendo estes com toda a aldeia uma honra. As Festas Setembrinas, que se realizam no primeiro Domingo de Setembro em honra do Senhor do Calvário e no dia 8 deste mesmo mês, em honra da Nossa Senhora da Natividade, são festividades com grande expressão.



















Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro

A Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Ciência Viva e está situada numa antiga fábrica de moagens de cereais do início do séc. XX, que pertenceu à Companhia Aveirense de Moagens.

A requalificação do edifício preservou as máquinas originais, que estão integradas num percurso de arqueologia industrial. Para além das exposições permanentes, o centro de ciência tem vários laboratórios, onde desenvolve uma diversificada programação para o grande público e para a comunidade escolar.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua dos Santos Mártires, 1A
3810 - 171 Aveiro
GPS: 40.6385421753, -8.4286537170
(+351) 234 427 053

Horários:

10h - 18h (terça a domingo)

Saber mais sobre Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.