Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Galeria de Fotos da Freguesia de Lousa

Freguesia de Lousa - Municipio de Torre de Moncorvo

Menu da Freguesia

Lousa é uma freguesia portuguesa do concelho de Torre de Moncorvo, com 34,97 km² de área e 358 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 10,2 hab/km².

A Lousa localiza-se a 800 metros de altitude. Está situada no extremo Sudoeste do concelho, na margem direita do Rio Douro e faz fronteira com o concelho de Carrazeda de Ansiães. O território desta freguesia é vastíssimo, sendo constituído por zonas de encosta, montanhas e vales profundos a que se junta uma pequena parte de planalto. É atravessada por alguns cursos de água que vão desaguar ao Rio Douro. O solo tem características diferentes: na zona da Ribeira predomina o xisto, da Ribeira à povoação predomina o granito.

Esta localidade possui áreas de climas diferentes: junto à sede da freguesia neva e faz frio no Inverno, sendo o Verão de intenso calor. No meio das encostas do Rio Douro, raramente neva, é mais ameno no Inverno e mais quente no Verão.

Etimologicamente, o nome Lousa significa ardósia, lâmina ou laje de pedra, pois na povoação há muito xisto e formado por várias lâminas, razão porque às placas de xisto aí existentes se dava o nome de piçarras ou lousas, daí vem o nome de Lousa.

O povoamento do seu território remonta à pré-história devido ao aparecimento de alguns machados de pedra e outros vestígios arqueológicos. Por esta povoação passaram Celtas, Bárbaros e Árabes ou Mouros. Desse tempo foram encontradas mós manuais e cerâmica romana.

Lousa, até 1853, pertenceu ao concelho de Vilarinho da Castanheira.

Teve um convento que pertenceu aos Trinitários, fundado em 1475, no século XV, por Santo Antão, do qual só restam alguns vestígios. Na igreja existem ainda algumas imagens, em tamanho natural, que pertenceram ao convento.

 


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Bragança

O Centro Ciência Viva de Bragança está situado na margem esquerda do rio Fervença, no local de uma antiga central hidroelétrica. O moderno edifício utiliza sistemas inovadores que potenciam o arrefecimento e aquecimento naturais, poupando energia, e funciona como um módulo vivo, onde é possível visualizar o comportamento dos sistemas de controlo de ambiente interior.

O Centro de Ciência inclui também a Casa da Seda, recuperada com as características originais do antigo moinho e integrando os elementos de memória local e regional com os novos conteúdos de divulgação científica.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Rua do Beato Nicolao Dinis
5300 - 130 Bragança
GPS: 41.8047790527, -6.7549500465
(+351) 273 313 169

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a sexta)
11h00 - 19h00 (fins-de- semana e feriados)
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Bragança

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados