Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Carviçais - Municipio de Torre de Moncorvo

Menu da Freguesia

Carviçais é uma freguesia portuguesa do concelho de Torre de Moncorvo, com 64,19km de área e 757 habitantes (2011). Densidade: 11,8 hab/km.


Inclui as povoações de Carviçais, Quintas da Estrada, Quintas da Macieirinha, Quintas da Nogueirinha, Quintas de Martim Tirado, Quintas das Pereiras e Quintas das Peladinhas.


Carviçais é a maior freguesia do concelho de Torre de Moncorvo, ficando a uma distância da vila de cerca de 15 quilómetros. Quanto à origem do seu nome, existem duas versões diferentes: Há quem defenda a teoria de que o seu nome possa ter surgido da existência de grande quantidade de carvalhos existentes na zona (Carvalhos / Carva u2013 Carvoiça u2013 Cardoal). O Abade Tavares atribuiu o nome de Carviçais a u201cCarviçosu201d, que em latim significa u201ctouça de carvalhos rasteirosu201d, aqui existentes em abundância. Há também quem defenda que o seu nome possa ter surgido da existência de resíduos dos fornos de fundição a que era dado o nome de u201cCarvoiçosu201d, que mais tarde conduziu à palavra u201cCarvoiçaisu201d e só depois u201cCarviçaisu201d.


Conta a lenda que o aparecimento da freguesia anda relacionado com o seguinte: Como não existiam albergues na estrada real que ia das Beiras a Miranda do Douro, uma família decidiu abrir uma estalagem para abrigar os viajantes, no local de Carviçais. O local da estalagem, tendo ficado bem posicionado, serviu de chamariz a muitas outras famílias que habitavam a antiga Vila de Mós, acabando por trocar a residência para este local. Assim foi crescendo este local e aqui nasceu a aldeia. Esta aldeia acabou por ter cada vez mais desenvolvimento, vida e movimento.


Foi com D.Sancho I que Carviçais passou a ser freguesia. Em 1760 sofreu um grande ataque dos castelhanos que, conseguindo entrar por Miranda do Douro, incendiaram e destruíram a aldeia.


Da Capela de Santa Bárbara, no cimo da aldeia, tem-se uma vista deslumbrante para a aldeia e para os montes em redor.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Bragança

O Centro Ciência Viva de Bragança está situado na margem esquerda do rio Fervença, no local de uma antiga central hidroelétrica. O moderno edifício utiliza sistemas inovadores que potenciam o arrefecimento e aquecimento naturais, poupando energia, e funciona como um módulo vivo, onde é possível visualizar o comportamento dos sistemas de controlo de ambiente interior.

O Centro de Ciência inclui também a Casa da Seda, recuperada com as características originais do antigo moinho e integrando os elementos de memória local e regional com os novos conteúdos de divulgação científica.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Rua do Beato Nicolao Dinis
5300 - 130 Bragança
GPS: 41.8047790527, -6.7549500465
(+351) 273 313 169

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a sexta)
11h00 - 19h00 (fins-de- semana e feriados)
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Bragança

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

ADQUIRIR CARTÃO

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.