Pontos de Interesse na Freguesia de Chavaes - Pontos de Interesse e Locais - Freguesias de Portugal


Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Pontos de Interesse na Freguesia de Chavães

Freguesia de Chavães - Municipio de Tabuaço

Menu da Freguesia

Chavães é uma freguesia portuguesa do concelho de Tabuaço, com 9,94km de área e 385 habitantes (2011). Densidade: 38,7 hab/km. Fica situada a cerca de 3km da sede do Concelho.


Foi vila e sede de concelho entre 1265 e 1836. Tinha, em 1801, 469 habitantes e 15km e era composto pelas freguesias da sede e de Vale de Figueira.


É uma freguesia essencialmente rural que cultiva batata e, sobretudo, cereal. Muito exposta às invernias, a povoação é batida pelo vento suão e são frequentes os gelos durante a estação mais fria do ano. É consideravel a produção da castanha, em descrescimento um pouco por todo o lado.


A emigração despovoou Chavães, onde o viver quotidiano é dificil e sem perspectivas de amealhar riquezas. Por isso muitos dos jovens emigraram para a França, a Suíça e a Alemanha. Outros preferiram ficar mais perto, indo à procura de emprego nas grandes cidades.


Os vestígios da antiguidade desta terra quase se apagaram de todo, pouco mais restando para além do pelourinho setecentista (1698). Junto a este ficava a cadeia, que foi transformada em casa de habitação, a comprovar a importância antiga desta povoação que, em 1265, recebeu foral assinado pelos Azevedos, senhores de Baião, confirmado por D. Afonso III três anos depois.


Os mais velhos falam que, em tempos antigos, existiu um hospital nesta localidade. Talvez tivesse sido na Idade Média. No entanto não há provas documentais seguras que provem a existência ou não de um antigo hospital em Chavães.


O orago da paróquia independente de Chavães é S. Martinho de Tours. O povo faz a festa a Nossa Senhora dos Milagres e a Santa Bárbara em Agosto. E o S. Martinho é festejado a 11 de Novembro.


Os cantares típicos da região são cantados durante todo o ano, nomeadamente pelo Rancho de São Martinho de Chavães.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados