Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Alfarelos - Municipio de Soure

Menu da Freguesia

Alfarelos é uma freguesia portuguesa do concelho de Soure, com 13,42km de área e 1 439 habitantes (2011). Densidade: 107,2 hab/km.


O primeiro documento escrito relativo à freguesia data de 1231 com o nome de "Alfarelas". Não se sabe se este nome terá alguma ligação com a presença dos árabes na região. Mas, o seu primeiro povoamento é muito mais recuado. Na verdade alguns elementos arqueológicos, como restos de uma galeria subterrânea e vestígios de uma antiga estrada romana, atestam a presença humana nesta região desde épocas ancestrais.


Elevado à categoria de vila em Abril de 1928, Alfarelos continua a suscitar du00favidas quanto à origem do seu nome. Pode estar na junção do termo árabe "Al-fahkhar" que significa loiça, barro ou faiança, com o sufixo "ellus". Alguns estudos consideram que Alfarelos deriva do topónimo "Alfahar". Outros ainda, que advém do vocábulo castelhano "alfarero" que significa fabricante de loiça.


Alfarelos é conhecida por ter uma estação de caminhos de ferro onde se liga à Linha do Norte o epónimo Ramal de Alfarelos, establecendo a mais direta ligação ferroviária Figueira-Coimbra; apesar do nome, está localizada na Granja do Ulmeiro, a cerca de 2km do centro de Alfarelos.


Além da cultura, os alfarelenses também poderão dedicar-se ao desporto através do Grupo Desportivo Alfarelense e do Clube Desportivo Caça e Pesca de Alfarelos, tendo também outros associativismos como a Associação Instrução e R
Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.