Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Casal de Cambra

Freguesia de Casal de Cambra - Municipio de Sintra

Menu da Freguesia

“CASAES DE CAMARA”

 

Designação antiga daquilo que hoje é conhecido por Casal de Cambra. De facto este topónimo terá tido origem no facto de uma parte dos rendimentos das propriedades aqui existentes no Sec. XVI, sob a forma de imposto, terem sido atribuídos à “Camarae” da Infanta D. Beatriz filha do Rei D. Manuel I. Eram pois uma espécie de mesada que o rei atribuía à sua filha, constituindo assim o seu próprio rendimento.

Na realidade existem registo de casamento e óbito, efectuados na ermida de Santa Marta já nos finais dos Sec. XVI.

Contudo a ocupação do local hoje conhecido por Casal de Cambra, vem pelo menos de há cerca de 3000 anos ou seja por alturas do Calcolítico ou Eneolítico. Foram encontradas pontas de sílex na prospecção efectuada aquando das obras de recuperação da actual capela, que nos permitem sustentar esta afirmação.

Tal facto não é de estranhar, uma vez que, existem nas proximidades a “Anta das Pedras Altas” no Casal Novo, Freguesia de Caneças e a “Anta do Cabeço do Bispo”, Freguesia de Famões, monumentos classificados, apesar de votados ao abandono que, são inclusive de uma época bem mais remota. Posteriormente toda esta zona veio a ser ocupada pelas populações Moçárabes, misto de cristãos e mouros resultantes da miscigenação entre Visigodos (já cristianizados) e as populações árabes, que entretanto foram chegando a partir do ano 711 D.C., após a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques. São os chamados “saloios” que se viram escorraçados de Lisboa, que para aqui vieram criando toda uma economia à volta da cidade que hoje se estende inclusive até à Cidade das Caldas da Rainha e que no inicio se estendeu também um pouco para Sul.

Posteriormente já em pleno Sec. XX por alturas do ano 1966/67, foram estes terrenos divididos em quintinhas de 5000 metros as quais foram sendo postas à venda, vindo posteriormente a serem novamente loteados tendo-se constituído uma malha imensa de pequenos lotes.

Estas pequenas propriedades foram então adquiridas por gente das mais diversas origens no território nacional e que trabalhavam em Lisboa, na PSP, Metro, GNR, Carris, etc.

Originários da “província”, aqui vieram a encontrar as condições ideias, não só para possuírem casa própria, como também para recrearem um pouco das suas vivências anteriores, cultivando quintais e criando coelhos e galinhas, o que além do mais, lhes complementava, os por vezes fracos rendimentos mensais.

Desde cedo estas populações se organizaram à volta de uma Associação de Proprietários, da chamada “Comunidade Católica” e duas ou três colectividades, A.D.C.R., Futebol Clube “O Despertar”, Solami, Etc.

De toda esta dinâmica resultou mais tarde o aparecimento, primeiro da Paróquia de Santa Marta de Casal de Cambra e a 12 de Julho de 1997 da Freguesia de Casal de Cambra que, se desmembrou da Freguesia de Belas. Ao ser constituída Freguesia foi englobar ainda o Bairro da Serra da Helena e uma pequeníssima parte do Bairro Olival Santíssimo. Tendo sido elevada a Vila de Casal de Cambra oficialmente a partir de 11 de Agosto de 2009.

Actualmente com cerca de 13000 habitantes, conta com cerca de 15000 inscritos no Centro de Saúde.

Possui três instituições bancárias, duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, dois Infantários da Rede Pública, uma Escola do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, um Mercado Municipal, um Centro Comunitário com todas as valências gerido por uma IPSS, um Centro Social Paroquial gerido por uma IPSS com algumas valências, um Parque Urbano, Campo de Futebol, Polidesportivo descoberto, um Pavilhão Gimnodesprtivo Municipal, Farmácia, Parafarmacias e toda uma gama diversa, de pequenos comércios, pequenas industrias etc. que, garante a actividade económica desta população.

Situada a cerca de 5 minutos do Metropolitano da Pontinha e 5 minutos do “Dolce Vita Tejo”, é a vila servida por uma boa rede de transportes rodoviários e localiza-se exactamente junto ao nó do Casal da Fonte Santa/Belas, que lhe permite o acesso directo a todas as ligações rodoviárias do Pais.

Casal de Cambra é uma freguesia portuguesa do concelho de Sintra, com 2,40km de área e 12 701 habitantes (2011). Densidade: 5 292,1 hab/km. Tem como Santa Padroeira Santa Marta.

Foi elevada a vila em 12 de Junho de 2009.

Orago - Santa Marta Área - 2,4 Km2

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Publicada no Diário da República, III Série de 17/08/1998

Armas - Escudo de verde, um dragão quadrúpede de ouro, armado e lampassado de vermelho, passante sobre um aqueduto de cinco arcos de prata, movente dos flancos; em chefe, um crescente de prata, contendo entre as pontas uma estrela do mesmo; em ponta, mó de moinho de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas: “ VILA DE CASAL DE CAMBRA “.

Bandeira - De amarelo, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Situado no Parque das Nações, em Lisboa, é o maior centro interativo de ciência e tecnologia do país. Ao longo de mais de 11 000 m2, o conhecimento científico alia-se à emoção e ao prazer da descoberta. Grandes exposições temáticas e centenas de módulos interativos estimulam a exploração do mundo físico e a experimentação por parte de visitantes de todas as idades.

O Pavilhão do Conhecimento ocupa o edifício do Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo’98, uma obra premiada do arquiteto João Luís Carrilho da Graça.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Largo José Mariano Gago, Parque das Nações
1990 - 223 Lisboa
GPS: 38.7603607178, -9.0956153870
(+351) 218 917 100

Horários:

10h00 - 18h00 (terça a sexta-feira)
11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

O Planetário Calouste Gulbenkian surge do sonho e da iniciativa do Comandante Eugénio Conceição Silva, Oficial da Marinha e brilhante astrónomo amador. Projetado pelo arquiteto Frederico George, foi construído com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1963 e 1965. Em 2004 e 2005 o Planetário foi alvo de uma extensa recuperação, fruto de uma parceria com a Ciência Viva, que se tornou assim no seu principal parceiro. O actual projetor consegue apresentar mais de 9 000 estrelas, bem como a Via Láctea, cúmulos estrelares e nebulosas, as figuras das constelações e linhas didáticas auxiliares.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Praça do Império
1400 - 206 Lisboa
GPS: 38.6983375549, -9.2089462280
(+351) 210 977 350

Horários:

Terça a sexta-feira: 9h30 - 12h00 e 13h45 - 16h00
Sábado: 13h45 - 16h30

Saber mais sobre Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados