Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Chosendo - Municipio de Sernancelhe

Menu da Freguesia

Chosendo é uma freguesia do concelho de Sernancelhe distrito de Viseu, com 10,72km de área e 254 habitantes (2011). Densidade: 23,7 hab/km.


Pertenceu ao extinto concelho de Fonte Arcada até 1855.


A Principal característica da freguesia é a abundante cultura da castanha assim como do vinho.


Como património edificados podemos ver dentro das delimitações da freguesia a sua igreja principal que data de 1732 com um altar mor em talha dourada e com importante acervo de obra sacra.


O nome de Chosendo é algo obscuro. Pinho Leal afirma provir de u201cChouzau201d, pequenas fazendas. u201cChouzendou201d, que se simplificara em Chosendo, seria um conjunto de chousas.


Leite de Vasconcelos faz evoluir u201cFluzendusu201d (nome medieval de homem) para Chozendo. Seria originariamente a u201cvilau201d ou quinta de Fluzendo (Fluzendi, genitivo latino), do qual, por via da palatalização se formara Chuzendo.


Como todas as povoações localizadas na parte norte do concelho, Chosendo fica em lugar frio e pedregoso, na encosta do Alto do Drago, entre o cabeço de Santa Bárbara e a Cova da Moura, ramifizações que são da serra da Zebreira. Entretanto não pode deixar de se dizer que esta grande aldeia fica no abrigo da serra, voltada para nascente, embora tendo, por detrás, serrania pedregosa e, aos pés, limitados campos de cultivo.


Seus subu00farbios são, pois, muito pedregosos. A povoaç
Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!