Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Valezim

Freguesia de Valezim - Municipio de Seia

Menu da Freguesia

Valezim é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia, com 10,94km de área, 310 habitantes (2011) e densidade populacional de 28,3 hab/km.


A hipótese mais aceite é que o nome provém de vallecinus (lat. para vale pequeno).


As principais actividades económicas da população estão ligadas à agricultura e pastorícia, turismo de habitação e à construção civil.


O seu primeiro foral é atribuído em 1201, por D. João de Foyle. Em 1514 é renovado por D. Manuel I, e passa constituir um concelho formado apenas pela freguesia. Entre os anos de 1836 e 1855 pertenceu ao concelho de Loriga. Nessa, 1855, passa a integrar o concelho de Seia, onde ainda pertence.


Possui três capelas: a da Nossa Senhora da Boa Viagem, a da Nossa Senhora da Sau00fade, a poucos metros da anterior, e a capela do Senhor dos Aflitos. A igreja, no centro da localidade, está dedicada a Nossa Senhora do Rosário.


A sua maior festividade é em honra de Nossa Senhora da Sau00fade, realizada anualmente, no primeiro Domingo de Setembro.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados