Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Mioma

Freguesia de Mioma - Municipio de Sátão

Menu da Freguesia

Mioma é uma freguesia portuguesa do concelho de Sátão, com 16,05km de área e 1 217 habitantes (2011). Densidade: 75,8 hab/km.


Desconhece-se a origem do topónimo. Há quem defenda* que o termo significa terra abundante em água.


Presume-se que seja freguesia desde o final do século XVI.


Os seus meios de subsistência radicam essencialmente na agricultura e alguma pequena indu00fastria, de que se destacam a carpintaria/marcenaria, serralharia e tratamento e transformação de cogumelos silvestres.


Na área cultural destaca-se, pelo seu brilhantismo, o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares da Freguesia de Mioma. [1]


Para apoio à terceira idade entrou em funcionamento em 2005, graças ao dinamismo do pároco local, um complexo de pequenos apartamentos, designado por "Casinhas de S.Pedro" [2] onde, dispondo os idosos de um novo conceito de lar, se privilegia a individualidade e privacidade de cada um.


Inauguradas em Maio de 2005, procuram ser diferentes da grande maioria dos lares existentes na região. Promovem um novo conceito de lar, onde u201cos idosos se sentem como na sua própria casau201d, explica o padre Jorge Lemos**, director da Cáritas Paroquial de Mioma. O respeito pela individualidade e privacidade do idoso foram uma preocupação na concepção do projecto.


Paralelamente a Caritas presta apoio domiciliário a muitos idosos da freguesia, servindo-lhes diariamente refeições quentes e prestando cuidados domésticos, nomeadamente ao nível da higiene e do tatamento de roupa.


Este apoio reveste-se da maior importância, dada a existência de muitos idosos a viver solitariamente face à ausência dos seus descendentes, muitos deles emigrados no estrangeiro.


Integram a freguesia de Mioma, para além da aldeia que lhe dá o nome, Meã, Lajes, Afonsim e Fontainhas. Fazem parte da mesma freguesia outros pequenos agregados populacionais, de que se destacam a Quinta da Trémoa, a Quinta de Monte, a Quinta do Vale de Gonçalo e a Quinta da Souralva.


Estas aldeias têm como oragos em Mioma S. Pedro, na Meã Santo António, nas Lajes Santa Eufémia, em Afonsim Senhora do Bom Caminho e nas Fontainhas S. Miguel.


Até ao século XVI, época em que a freguesia de Mioma se autonomizou da freguesia de Santa Maria do Sátão, e até meados do século XIX, fez também parte desta freguesia a localidade de Avelal.


* A propósito da origem de um outro topónimo da mesma família "Miomães", freguesia do Concelho de Resende, escreve Joaquim Correia Duarte in "Resende e a sua Históriau201d - Volume 2: As Freguesias, que Pinho Leal diz que Miomães, no antigo português, significava "terra de lagos, lagoas e de pântanos " referindo ainda que Mioma surge por corrupção da palavra árabe "mau00fama" que significa ria alagada ou inundada.


O topónimo não é u00fanico, pois existe no País Vasco (Valdegovía), em Espanha, uma pequena localidade exactamente com o mesmo nome e cuja localização tem as seguintes coordenadas: 42º 53´ 0" N, 3º 6´ 0" W.


Também em Moçambique, por onde os portugueses andaram, há um pequeno aglomerado na província de Nampula designado por "Rio Mioma".


** Faleceu em 16/11/2009 com 76 anos de idade. Foi sempre amado e reconhecido pela maioria da população, a quem dedicou 45 anos da sua vida. A ele e ao seu empenho se deve também a existência do mensário regionalista de Sátão "Caminho". "Dar é fácil. Dar-se aos outros é mais difícil". Era uma das sua mensagens.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados