Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de São Martinho de Mouros

Freguesia de São Martinho de Mouros - Municipio de Resende

Menu da Freguesia

São Martinho de Mouros é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Resende, com 14,67km de área e 1 495 habitantes (2011). Densidade: 101,9 hab/km.


Foi sede de concelho entre 1121 e 1855. Era constituído pelas freguesias da sede, Barru00f4, Fontoura e Paus. Em 1801 tinha 5 503 habitantes e em 1849 tinha 6 122.


A freguesia de S. Martinho de Mouros é das mais antigas do actual concelho e também das mais ricas em História, em tradições e em belezas paisagísticas. Fica quase toda na encosta da margem direita do rio Bestança, a caminho do Douro que a limita a norte.


Desde o rio, preso lá no fundo, até à Fonte da Mesa nas Meadas a 1.122 metros de altitude, o território é extremamente acidentado, cheio de penhascos e cabeços e, lá mais no alto a penedia é tão bela e tão estranha que parece incomodar o firmamento e dizer a quem a vê que, por entre aquelas figuras arrogantes e esquivas, há heróis, há bruxas ou gigantes de outras eras.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados