Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Pontos de Interesse na Freguesia de Louriçal

Freguesia de Louriçal - Municipio de Pombal

Menu da Freguesia

Louriçal é uma freguesia portuguesa do concelho de Pombal e paróquia da Diocese de Coimbra, com 48,04km de área e 4 720 habitantes (2011). Densidade: 98,3 hab/km.


Foi vila e sede de concelho até 1855. Era constituído pelas freguesias da vila e Mata Mourisca. Tinha 212km e 5 526 habitantes em 1801 e 5 654 habitantes em 1849.


Pertencem à freguesia do Louriçal os seguintes lugares: Antões, Barroca do Outeiro, Borda do Rio, Cabeços do Outeiro, Casais de Além, Casais do Porto, Casais Loureiros, Casal da Rola, Casal do Queijo, Casal Mouro, Casas Brancas, Castelhanas, Cavadas, Cavaditas, Cipreste, Enjoa, Espinheiras, Foitos, Furadouro, Louriçal, Matas do Louriçal, Matos da Vila, Moita do Boi, Outeiro do Louriçal, Ribeira de Santo Amaro, Santo António, São João das Tábuas, Serafim, Torneira, Valarinho, Vale da Cabra.



A criação da freguesia remonta aos primórdios da nacionalidade, já no século XII. O couto do Louriçal foi concedido por D. Afonso Henriques ao Convento de Santa Cruz de Coimbra em 1166. D. Manuel atribui-lhe foral a 23 de Agosto de 1514. Nos séculos XVII e XVIII teve um grande desenvolvimento, muito graças às diligências tomadas por algumas famílias nobres de importância, como os Almeida Castelo Branco e os Meneses. Foi no século XVII que foi fundado o monumental convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento por parte de uma jovem freira, de seu nome Madre Maria do Lado que aqui se instalou com as suas companheiras. Dois anos antes da morte da fundadora, em 1630, fundou-se ainda o Recolhimento das Terceiras.


Foi no auge da história do Convento, no século XVIII, que o rei D. João V encarregou Frei Manuel Pereira de resolver o problema de falta de água para o seu abastecimento. O aqueduto de condução das águas, segundo a planta deste arquitecto, ainda hoje se conserva, sendo um dos pontos de interesse do Louriçal, correndo a água pelo interior do aqueduto, desde a mina até à cerca do Convento.


O Louriçal deixou de pertencer à comarca de Coimbra em 1836 para ser integrado na comarca de Pombal. Em 24 de Outubro de 1855 deixou de ser sede de concelho, que passou para Pombal.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados