Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Pontos de Interesse na Freguesia de Janeiro de Baixo

Freguesia de Janeiro de Baixo - Municipio de Pampilhosa da Serra

Menu da Freguesia

Janeiro de Baixo é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 40,54km de área e 669 habitantes (2011). Densidade: 16,5 hab/km.


A freguesia de Janeiro de Baixo está implantada a sul do concelho, junto ao rio Zêzere, fazendo fronteira com o concelho de Fundão. Foi comenda da Ordem de Cristo e pertenceu às comendas do padroado real. Em 1600 foi avaliada em 100 mil réis, em 1882 deixou de pertencer à diocese da Guarda passando para a de Coimbra e em 1885 passou do concelho de Fajão para o da Pampilhosa da Serra.


Actualmente a freguesia é constituída pelos lugares de: Brejo de Baixo, Brejo de Cima, Casal da Lapa, Esteiro, Janeiro de Baixo, Machialinho, Porto de Vacas, Safra, Souto do Brejo, e Vale de Abutre.


Segundo alguns autores, Janeiro deriva da corrupção do nome próprio Januário. Trata-se, no entanto, de uma hipótese pouco credível devido ao facto de, nessa região, o nome Januário ser praticamente desconhecido até meados do século XVIII; mas já há registos referentes a Janeiro de Baixo datando do século XIV. O mais provável é que Janeiro seja a corrupção de uma palavra de origem latina ou pré-latina.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!