Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Paços de Ferreira

Freguesia de Paços de Ferreira - Municipio de Paços de Ferreira

Menu da Freguesia

Freguesia de Paços de Ferreira

A Freguesia de Paços de Ferreira, constituída pela agregação da anterior freguesia homónima e da freguesia de Modelos, foi criada pela Lei 11-A/2013 de 28 de janeiro.

Paços de Ferreira

Paços de Ferreira situa-se num planalto de Entre Minho e Douro, rodeada de montes e é banhada pelo rio Ferreira.

Por ser sede concelhia, a sua história está indelevelmente associada á evolução do próprio concelho; no entanto, importa realçar que o couto de Ferreira era independente da Freguesia de Paços. Assim, já em 1059, no Livro de Mumadona, Condessa de Guimarães, é referida a igreja de Santa Eulália, da Vila de Paços (de Ferreira). No entanto, depreende-se que a antiguidade do povoamento local é mais ancestral, pelo menos a julgar pelos vestígios arqueológicos das imediações, nomeadamente o povoamento pré-histórico da Citânia de Sanfins, e pela intensa romanização da região cujos vestígios, inclusive descobertos em Paços, atestam a presença deste povo, restando ainda a toponímia para reforçar esta antiguidade.

Nesta região foi deveras importante a presença de Ordem dos Templários que em Paços consagrou Santa Eulália como padroeira. Eclesiasticamente, Paços dependeu do Mosteiro de Ferreira e era um curato anexo á Vandoma e da apresentação do abade, tendo mais passado a abadia independente. Posteriormente foi uma honra dos bispos do Porto.

Nas Inquirições de D. Dinis, em 1308, Paços aparece no Julgado de Aguiar de Sousa, situação que se manteve até á criação do concelho de Paços de Ferreira, em 1836.

Do património natural devemos referir, além da beleza das extensas zonas verdes de Paços de Ferreira que inclui o Parque Urbano, o tricentenário carvalho alvarinho que se encontra junto ao antigo edifício dos Paços do Concelho e que está classificado como Monumento Nacional. Ainda, o monumento de bronze dedicado á benemérita D. Sílvia Cardoso, que organizou peditórios para manutenção do Hospital, criou e beneficiou creches e infantários.

O extenso património e edificado sugere uma demorada visita a Paços de Ferreira, onde poderá visitar a Igreja Matriz, o Pelourinho de Paços de Ferreira, classificado como IIP, entre outros elementos de grande interesse e beleza.

A nível económico, todo o concelho é conhecido como a Capital do Móvel e Paços de Ferreira (Freguesia) não é excepção, como tal, a indústria e comércio de mobiliário contribuem em grande escala para a economia local. No entanto, a fertilidade dos seus terrenos agrícolas proporcionou, desde tempos imemoriais, ocupação e rendimento a muitos habitantes.

Modelos

Modelos assenta próximo da margem esquerda do rio Ferreira, a cerca de 4 Km da sede concelhia. O seu orago é Santiago, celebrado anualmente em festividade, a 25 de julho.

A antiguidade do povoamento local deverá ser ancestral, porém, os primeiros documentos que fazem referência a Modelos são medievais e registam servidões e obrigações do trabalho da terra do linho e dos moinhos da Levada Velha.

Modelos um curato de apresentação do convento de Ferreira e integrava o concelho de Aguiar de Sousa. Durante parte do século XVII e até 1907, Modelos pertenceu a Penafiel.

A nível arquitectónico, é de referir que Modelos é uma aldeia pitoresca cujas construções se integram na paisagem. A nível religioso, destaca-se a capela de Santo António localizada em aldeia, que foi contruída em meados de século XVIII, a capela de Sto. António do Cruzeiro, situada na Av. De Santiago, a capela do Calvário contruída em 1997, situada na Rua do Calvário, a Igreja de Santiago contruída em meados do século XVIII, sendo matriz e o Cruzeiro da Paróquia situada em frente á Igreja matriz (Igreja Nova) construída em 1997.

No aspeto económico, a agricultura apesar de atualmente ser pouco significativa, teve no passado maior importância; também no passado, foi a fábrica de laticínios o posto de trabalho de uma considerável parcela da população local. Atualmente, a indústria de mobiliário, o comércio e os serviços contribuem para a economia local.

Cruz Orbicular

Representa o passado histórico, pois a Ordem dos Templários foi donatária da freguesia.

Cruz Trilobada

Representa o passado histórico e o património, nomeadamente o cruzeiro de Modelos.

Carvalho

Representa a zona natural, assim como as atividades económicas a ela associadas e ainda o secular carvalho classificado como Monumento Nacional.

Burelas Ondadas

Representam o rio Ferreira, importante curso de água.


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Centro Ciência Viva de Vila do Conde

O Centro Ciência Viva de Vila do Conde está situado numa antiga cadeia do início do século XX de arquitetura invulgar. O edifício foi adaptado às novas funções, conservando algumas memórias do passado. Este centro de ciência tem como temas principais a água e o sangue.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Avenida Bernardino Machado, 96
4480 - 657 Vila do Conde
GPS: 41.3543357849, -8.7340288162
(+351) 252 633 383

Horários:
10h - 13h e das 14h - 18h (terça a sábado)
Aberto aos domingos para grupos superiores a 10 pessoas com marcação prévia
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Situada num dos locais mais emblemáticos do Porto – o Jardim Botânico, a Galeria da Biodiversidade constitui-se como o primeiro Centro Ciência Viva dedicado especificamente à biodiversidade.

Um espaço onde a arte se cruza com a biologia e a história natural, estimulando uma panóplia de experiências sensoriais, propositada e cuidadosamente concebidas para celebrar a diversidade da vida, a Galeria da Biodiversidade é o primeiro espaço museológico do mundo criado de raiz segundo a filosofia da museologia total.

Neste local, os visitantes poderão encontrar um conjunto exemplar de 49 módulos expositivos e instalações, muitos dos quais desenvolvidos ou adaptados especificamente para a sua exposição permanente, que se organizam em 15 temas principais através dos quais se abordam os mais variados aspectos da diversidade biológica e cultural que hoje conhecemos. Com funcionalidades e características sem paralelo a nível mundial, e devidamente enquadradas numa gama extraordinariamente rica e diversificada de recursos museográficos, que vão desde modelos mecânicos até às mais sofisticadas plataformas multimédia e audiovisuais, esta nova e única plataforma cultural convidará os visitantes a embarcar numa viagem através da ciência, literatura e arte, durante a qual serão contadas as mais belas histórias sobre a vida.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua do Campo Alegre, 1191
4150-181 Porto
GPS: 41.1536598206, -8.6425714493
(+351) 220 408 727

Horários:

Galeria da Biodiversidade:
10h00 - 18h00 (terça a domingo)

Jardim Botânico do Porto:
10h00 - 18h00 (todos os dias)
09h00 - 19h00 (Horário de Verão - 1 de Abril a 30 de Setembro)
Encerra apenas nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro

Saber mais sobre Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

O Planetário do Porto foi construído em 1998 com a missão de promover a cultura científica junto da população, bem como proporcionar aos jovens, sobretudo através da astronomia, a motivação para a ciência e a tecnologia e a oportunidade de iniciação à observação e experimentação.

A sua programação, animação e gestão científica são do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Tem uma cúpula de 12,5 m de diâmetro. Em 2015 o sistema de projeção foi totalmente renovado, convertendo-se ao digital.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua das Estrelas
4150 - 762 Porto
GPS: 41.1507186890, -8.6406564713
(+351) 226 089 800

Saber mais sobre Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados