Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Freamunde - Municipio de Paços de Ferreira

Menu da Freguesia

Freamunde é uma freguesia portuguesa do concelho de Paços de Ferreira, com 4,68km de área e 7 789 habitantes (2011). Densidade: 1 664,3 hab/km.


Freamunde é um nome milenário, genitivo de u201cFredemundusu201d, de origem germânica. Raiz para a paz "Frea" (de FRIJUS) e associação para protecção (de MONDE) aglutinar-se-iam para formar Freamunde. O topónimo "Freamunde" , passou a denominar este recanto, a "terra de paz e protecção" ou "apoio na paz", a paz necessária aos Suevos que por cá se fixaram, por volta, de 410, vindos da Germânia aquando das invasões bárbaras. Freamunde é uma cidade conhecida a nível nacional pela u201cFeira dos Capõesu201d, mas também pela Grandiosas Festas Sebastianas e pelo u201cGrupo Teatralu201d que recebeu vários prémios a nível nacional e representou Portugal no estrangeiro. É uma terra rica em patrimónios e salienta-se em manifestações populares, feiras, teatro, columbófila, pesca, mu00fasica, futebol, rancho e caça.


A famosa feira dos capões realiza-se todos os anos, no dia 13 de Dezembro, para além da feira quinzenal, sempre aos dias 13 e 27 de cada mês.


Realizam-se também as Festas Sebastianas, onde ocorre o ritual da vaca de fogo, sempre no segundo fim de semana de Julho.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.