Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Luzianes-Gare

Freguesia de Luzianes-Gare - Municipio de Odemira

Menu da Freguesia

Luzianes-Gare é uma freguesia portuguesa do concelho de Odemira, com 96,98km de área e 429 habitantes (2011). Densidade: 4,4 hab/km.


O principal aglomerado populacional é Luzianes. Hoje em dia conta com diversas associações que pretendem promover o desenvolvimento da freguesia nas mais diversas áreas. As condições naturais tornam esta freguesia um paraíso no interior do Alentejo, de fácil acesso por estrada ou comboio. A proximidade às barragens de Corte Brique e Santa Clara constitui mais um motivo de interesse para as prática desportivas e de lazer, nomeadamente desportos ligados à natureza; tais como a canoagem, BTT e pedestrianismo. Predominam por aí os montes, as fontes e os moinhos abandonados que enriquecem e transmitem um espírito nostálgico à paisagem. Não tendo muitos monumentos e sendo a sua história ligada quer às atividades agrícolas, quer à ferrovia, mantém contudo nas suas gentes a arte de bem receber e simultaneamente algumas tradições que a tornam u00fanica entre as restantes freguesias do concelho de Odemira, no qual está inserida. Zona de caça rica em espécies cinegéticas, em terras onde predomina o sobreiro.


Tem como padroeira Santa Rita de Cássia, em honra da qual foi erigida uma capela com o nome da mesma.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados