Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Chãos - Municipio de Ferreira do Zêzere

Menu da Freguesia

Chãos é uma freguesia portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere, com 23,34km de área e 597 habitantes (2011) . Densidade: 25,6 hab/km.


Criada em 1554, por desanexação da freguesia de Nossa Senhora da Graça de Areias, pertenceu ao concelho de Pias até à sua extinção em 6 de novembro de 1836, passando a integrar o município de Ferreira do Zêzere.


Geografia


Com 23,34km de área, Chãos confina com Areias de Ferreira do Zêzere, Alviobeira, Casais e Além da Ribeira, do concelho de Tomar, Formigais, do concelho de Ourém e Pelmá do concelho de Alvaiázere. É composta pelos lugares de Almogadel, Cabeças, Carrascal, Casal de Santa Iria, Chãos, Cumes, Cumiada, Jamprestes, Laranjeira, Olival, Ovelheiras, Pinheiros, Portelinha, Quebrada de Cima, Quebrada do Meio e Travessa.


O seu topónimo tem origem no facto de esta localidade assentar em terrenos baixos, que estiveram submergidos durante muito tempo, tendo-se encontrado aí uma grande quantidade de conchas petrificadas.


Os acessos a esta povoação são feitos através da EN 110 e de várias estradas municipais. Para além da sua esplendorosa paisagem natural, podemos ainda apreciar em Chãos o seu vasto património histórico.


Património Histórico/Turístico


Igreja Matriz


Este templo é constituído por uma só nave, coberta por um tecto em madeira de três planos, uma capela-mor de abóbada de berço pintada. No interior, dois altares colaterais e dois laterais e contém uma série de imagens quinhentistas, de pedra, inspiradas na escultura erudita tomarense e coimbrã. Na sacristia guarda-se um prato de latão de ofertas onde podemos observar, em relevo, dois homens trajados à maneira quinhentista, que transportam um grande cacho de uvas.


Capela de Santa Rita de Cássia


No seu interior podemos observar uma imagem de Santa Casta, quatrocentista, em pedra.


Ermida de Nossa Senhora da Encarnação


No seu interior podemos encontrar uma imagem, a de Nossa Senhora da Encarnação em madeira, datada do século XVII.


Capela de São Sebastião


Capela de São Pedro


Capela de Nossa Senhora de Fátima


Capela de Santa Bárbara


Ponte Romana


Miradouro da Moita Alva


Cruzeiro de Chãos


Fonte de Moleiros


Chafariz de Almogadel


Praia Fluvial da Laranjeira


Parque Natural de Moita da Alva


Monte Cabeço do Moinho


Festas, Feiras e Romarias


Festa do Sagrado Coração de Jesus


Esta festa religiosa tem lugar em Chãos, no primeiro Domingo de Setembro.


Festa de Santo António


Esta festa é realizada em Chãos no dia 13 de Junho.


Festa de São Sebastião


É realizada no mês de Julho em Jamprestes.


Festa de São Pedro


Esta festa é também realizada em Julho.


Festa de Nossa Senhora da Encarnação


Festa realizada no dia 1 de Maio.


Grande Concentração Lusobikers-Bxl


Concentração organizada pela Lusobikers-bxl, moto-clube português na Bélgica, conta com espectáculos, camping e muito mais..


Romaria de Nossa Senhora do Pranto


Apesar de ser uma festa que se realiza numa freguesia vizinha, mais especificamente em Dornes, é hábito, o povo de Chãos afluir a esta romaria na Segunda-feira de Páscoa. Esta romaria tem origem numa lenda que diz que esta Senhora terá aparecido numas matas espessas que existiam nos subu00farbios de Dornes.


FEIRAS No segundo Domingo de cada mês, realiza-se neste povoado uma feira, que funciona entre as 7 h e as 13 h. Aqui, os populares podem fazer as suas compras, contando com os produtos mais diversificados, que englobam o pronto-a-vestir, os
Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia

O Centro Ciência Viva de Constância é um Parque de Astronomia situado estrategicamente no Alto de Santa Bárbara, nos arredores de Constância, de onde se pode observar um céu noturno de grande qualidade, uma vez que está fora das zonas de poluição luminosa.
Com uma área total de 10 000 m 2 , o Centro tem um Parque de Astronomia com uma vista panorâmica sobre a paisagem envolvente, que contém oito módulos interativos de exterior, um planetário, um laboratório de heliofísica, um anfiteatro e cinco cúpulas de observação astronómica.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Alto de Santa Bárbara, Via Galileu Galilei, 817
2250 - 100 Constância
GPS: 39.4949073792, -8.3238334656
(+351) 249 739 084

Horários:
terça a sexta: 10h00 - 13h00 e 14h30 - 18h00
sábado: 15h00 - 19h00 e 21h00 - 23h00
domingos e feriados: 15h00 - 19h00

Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia

Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

O Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio situa-se em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, junto à nascente do rio Alviela. Aberto ao público desde 15 de dezembro de 2007, o edifício e o espaço expositivo foram recentemente requalificados, mantendo o enquadramento na paisagem natural envolvente.

O Centro funciona como um observatório do Maciço Calcário Estremenho e, em particular, das colónias de morcegos que aí habitam.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Praia Fluvial dos Olhos d´Água do Alviela
2380 - 450 Alcanena
GPS: 39.4454879761, -8.7103929520
(+351) 249 881 805

Horários:
Horário de inverno: 10h00 - 18h00 (terça a domingo)
Horário de verão ( maio a 30 de setembro): 10h00 - 18h00 (terça a sexta); 11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

ADQUIRIR CARTÃO

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!